Instrumentos e técnincas utilizadas no estágio em serviço social

Páginas: 5 (1141 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
MEMORIAL DESCRITIVO E ANALÍTICO DO INSTRUMENTAL TÉCNICO OPERATIVO UTILIZADO NO CAMPO DE ESTÁGIO
Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência
(ESTÁGIO III)

Jade Melo da Costa
Prof. Orientador Joanna Falcão de Oliveira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Serviço Social/Bacharelado (SES0074) – Estágio III
12/09/2014


1 INTRODUÇÃO

Este presente documento tem porobjetivo trazer as técnicas instrumentais que foram observadas e utilizadas no campo de estágio e a sua importância durante a atuação do profissional na instituição e o aprendizado desenvolvido a partir da observação efetuada da prática.
A instrumentalidade do Serviço Social é ampla e diversificada, cabendo ao profissional adequar a sua prática a realidade a qual se confronta. O profissional precisaestar capacitado conhecendo a fundo o instrumental técnico-operativo que irá explorar. “O instrumental é o resultado da capacidade criativa e da compreensão da realidade social, para que alguma intervenção possa ser realizada com o mínimo de eficácia, responsabilidade e competência profissional”. (Sousa, 2008)
Este memorial traz alguns instrumentos e técnicas utilizados na prática do serviçosocial, bem como a descrição de cada um como observação, reuniões, visita domiciliar, visita institucional, técnica de encaminhamento, relatório social e diário de campo.

2 RELATO E ANÁLISE DOS INSTRUMENTAIS TÉCNICOS OPERATIVOS UTILIZADOS NO CAMPO DE ESTÁGIO

Durante o período de estágio foram utilizadas algumas técnicas que foram de suma importância para a identificação de demandas existentes,o desenvolvimento do projeto de intervenção e sua aplicação.
A princípio o método mais utilizado foi a observação, que proporciona ao profissional a observação crítica e participativa do comportamento e os posicionamentos apresentados pelo demandatário sob determinada(as) situação(ões). Ao aplicar este instrumento é preciso ter bem em mente os objetivos que pretende-se observar, ter em mente quenão basta apenas observar mas também interagir de forma participativa. (ZANLUCA, 2010).
Este instrumento foi aplicado de forma individual e em grupo, em conjunto com outras técnicas de aplicabilidade do serviço social como visitas domiciliares, reuniões, dentre outros. Como objetivo de aumentar o conhecimento das relações e comportamentos dos demandatários observados, da mesma forma que oprofissional é observador ele também é observados ao estabelecer uma relação social com o demandatário que possui necessidades quanto às intervenções. (ZANLUCA, 2010).
Sobre este instrumento Sousa afirma (2008, p 126),

[...] na medida em que o assistente social realiza intervenções, ele participa diretamente do processo de conhecimento acerca da realidade que está sendo investigada. Por isso, nãos etrata de uma observação fria, ou como querem alguns, “neutra”, em que o profissional pensa estar em uma posição de não envolvimento com a situação. Por isso, trata-se de uma observação participante – o profissional, além de observar, interage com o outro, e participa ativamente do processo de observação. (SOUSA, 2008).

Outro instrumento utilizado foi a visita domiciliar que é um instrumentomuito utilizado pelo serviço social em várias aéreas de atuação e que busca compreender a realidade vivenciada pelos demandatários envolvidos, em que o atendimento é feito na residência. Com a aplicação deste instrumento é possível que o profissional compreenda situações que dificilmente identificaria com atendimento institucional, possibilitando assim realizar encaminhamentos para sanar adificuldade observada, Para isso o profissional se desloca até a residência do demandatário e posteriormente realiza relatório de visita técnica. (ZANLUCA, 2010).
Partindo deste raciocínio, Sousa (2008) afirma que “é de suma importância que o profissional que realiza a visita tenha competência teórica para saber identificar que as condições de moradia não estão descoladas das condições de vida de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • instrumentos e técnicas no serviço social
  • instrumentos e técnicas do Serviço Social
  • Instrumentos técnicos ( serviço social )
  • Instrumentos do serviço social
  • Plano de estagio serviço social
  • supervisao em estagio serviço social
  • PLANO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL
  • relatorio de estagio em serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!