instrumentos e técnicas no serviço social

Páginas: 6 (1459 palavras) Publicado: 1 de junho de 2014
Instrumentos e Técnicas da Atuação Profissional

A pesquisa realizada quanto aos Instrumentos e técnicas da atualização profissional, diz respeito à prática do assistente social, ao como fazer e a efetivação do projeto profissional: as preocupações teóricas, éticas e políticas com as escolhas, valores e direção social da referida profissão, ressaltadas em “o que fazer”, “por quefazer”, e “para que fazer”, e são ampliadas ainda com “como fazer”, ou seja, meios e meditações que passam das intenções para as ações profissionais. Do conhecimento real das determinações à efetivação do agir teológico, ou seja, as reflexões quanto à realidade em suas perspectivas e finalidades através da consciência. E ainda, a atuação profissional através dos Projetos Profissionais que acoplamos valores éticos, políticos e sociais que sofrem transformações no desenvolver das ações através do conhecimento do ser, seja das suas influências externas, seja do meio onde vive, essas podem sofrer alterações diante de uma estratégia utilizada em uma determinada ação.
Para autora a categoria da alternativa como mediadora desse processo como a categoria que faz a paisagem da possibilidade arealidade e só a alternativa daquela pessoa que põe em movimento o processo da execução da potencialidade em um ser de acordo com (Lukás,2004,p.94). Esta alternativa pode está tanto na posição dos fins
Quanto na busca dos meios, daí gera “escolhas”. Tais escolhas podem ser tanto nas finalidades que tenham condições reais de se efetivarem; quanto entre os objetos podem ser meios paraconcretizar as finalidades postas. Elas são partes dos processos valorativos, que certamente partes fundamentais do processo de “escolhas, meios de avaliação e produtos que são objetivos essenciais do trabalho”.
Fazer “escolhas” entre alternativas é, portanto, tomar decisões concretas entre valores opostos; é fazer com que o valor se efetive; é buscar meios que materializem esse valor,qual resulta sobre um objeto concreto, diz a autora. Para Lessa, essas “escolhas” resultam na articulação ontológica vinculada práxis social aos valores e a categoria da alternativa. Assim, a categoria da alternativa para a mesma, expressa em si, um caráter teórico, ético, político e operacional. Teórico no sentido de que: cada práxis é dirigida para alcançar um determinado concreto e que precisaconhecer a verdadeira constituição daqueles objetos que servem de meio para tal finalidade. A práxis é inseparável do conhecimento de acordo com (Lukás, 1998); Caráter ético-político por que o homem é capaz de agir com consciência e liberdade; e Caráter operativo por que nesse processo, são as alternativas que permitem a passagem da possibilidade à efetividade. Sendo assim, deve se escolher também,os meios, os procedimentos e os instrumentos adequados à efetividade da finalidade ideal, do ponto de vista de Lessa 2002.
A concretização a toda escolha resulta a categoria da alternativa se articule de modo inseparável aos processos valorativos, que no ser social desempenham um papel ontológico de grande valor para as formas prossecu-ssão determinada e na direção do desenvolvimentodas cadeias de alternativas a serem objetivadas. Diante desta mediação, os valores desempenham com desenvolvimento da sociabilidade, uma influencia nada desprezível e cada vez mais intensa conforme a autora.
Esses valores são notados em várias expectativas, que são da lógica, da estética, da moralidade, da ciência, da religião, e da economia.
Portanto, afirmar que adimensão ética presente na posição dos fins, e na busca dos meios para tornar ato a finalidade, está afirmando que os valores (o dever ser), possuem no processo da objetivação humana por meio da alternativa. Daí ao escolher um fim, requer uma reflexão quanto aos valores que estão inseridos nessa escolha, para que haja eficácia do referencial teórico utilizado no conhecimento dos meios necessários a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os instrumentos e técnicas de atuação profissional do serviço social
  • Desafio de aprendizagem instrumento e tecnica serviço social
  • As tecnicas e instrumentos do assistente social
  • Instrumentos técnicos ( serviço social )
  • Instrumentos do serviço social
  • 2015 1 Servico Social 4 Instrumentos Tecnicas Atuacao Profissional 1
  • Intrumentos e Tecnicas do Serviço Social
  • Metodos e tecnicas do serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!