instrumentos e técnicas do Serviço Social

Páginas: 11 (2675 palavras) Publicado: 22 de maio de 2014


INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DO SERVIÇO SOCIAL


Greici Eloange Furtado
Prof.ª Patrícia Sardá
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Serviço Social (SES0127) – Prática Semestral
18/02/2014


RESUMO

O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre a prática profissonal do Serviço Social, percebe suas dimensões, com objetivo de conhecer as técnicas e istrumentosutilizados pelos profissionais do Serviço Social bem como suas diversas técnicas-operativas. Em seguida aprenta um breve estudo de alguns principais instrumentos e técnicas de trabalho utilizado pelo Assistente Social e entrevista com o profissonal Assistente Social.

Palavras chaves: Serviço Social. Instrumentos de trabalho do Assistente Social. Entrevista.


1 INTRODUÇÃO

O presente trabalhopropõe reflexões sobre a dinâmica utilizada pelos profissionais do Serviço Social a fim de realizar um maior conhecimento da área de atuação do Assistente Social, bem como as dimensões da profissão. No contexto observa-se que exitem váriadas metodologias, técnicas-operativas e instrumentalidades que auxiliam na prática do Serviço Social, como o aperfeiçoamento constante, baseado na história doServiço Social ao longo dos tempos pode-se observar que os interesses sociais estão sempre em questão. As técnicas variam de acordo com a proporção do trabalho visando desenvolver a melhoria e qualidade da intervenção e dos serviços prestados pelo profissional para o usuário.
Tem que introduzir de forma breve os instrumentos e técnicas utilizados na prática profissional...
Tem que introduzir falandoda entrevista realizada....



2 DESENVOLVIMENTO

Desde o período em que o Serviço Social ainda fundava sua base na esfera religiosa, passando pela sua profissionalização e os momentos históricos que a construíram, a dimensão técnica-instrumental sempre teve um lugar de destaque. Sob influência norteamerica o Serviço Social brasileiro obteve a necessidade de consolidar-se, ou seja afirmar oServiço Social como um conjunto de técnicas e instrumentais.
O Serviço Social surge na história como uma profissão fundamentalmente interventiva, que visa produzir mudanças no cotididano da vida social das populações atendidas, ou seja o usuário do Serviço Social. Assim, a dimensão prática tende a ser objeto de estudos da profissão.
Se no momento da origem do Serviço Social como profissão,eram sua dimensão técnica que garantiam seu reconhecimento na sociedade, com o Movimento de reconceituação buscou-se superar essa visão. A partir da reconceituação, o serviço Social entra no período da contempôraniedade, como afirma alguns autores (NETTO 1994), IAMAMOTO (1995), assim procurando análisar os desafios da profissão.

Analisando sob este ponto de vista, o Serviço Social destaca-sepor articular teoria e prática, investigação e intervenção. O Assistente Social ocupa um lugar de privilégio no mercado de trabalho, pois atua diretamente no cotidiano das classes e grupos sociais menos favorecidos, assim conhecendo a realidade dos mesmos, e sem duvida isso permite ter a real dimensão das diversas possibilidades de intervenção profissional.
Assim, o processo de qualificaçãocontinuada é fundamental para a sobrevivência no mercado de trabalho. Pesquisar, estudar, reler livros, debater temas, são atividades que devem ser desenvolvidas pelo Assistente Social que almeja o sucesso.

Segundo Iamamoto “ um dos maiores desafios que o assistente social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes depreservar, efetivar direitos a partir de demandas emergentes no cotidiano”. (IAMAMOTTO,1999)


2.1 Teoria

Estudar a realidade social é um desafio. Os seres humanos são seres essencialmente sociais, ou seja vivem em sociedade. Nenhuma situação pode ser singular, pois corre-se o risco de perder a dimensão da vida humana. Por tanto qualquer situação deve ser analisada em particularidades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • instrumentos e técnicas no serviço social
  • Os instrumentos e técnicas de atuação profissional do serviço social
  • Desafio de aprendizagem instrumento e tecnica serviço social
  • As tecnicas e instrumentos do assistente social
  • Instrumentos técnicos ( serviço social )
  • Instrumentos do serviço social
  • 2015 1 Servico Social 4 Instrumentos Tecnicas Atuacao Profissional 1
  • Intrumentos e Tecnicas do Serviço Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!