Instrumentos e técnicas de atuação profissional

Páginas: 13 (3040 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2012
Instrumentos e Técnicas de Atuação Profissional

A instrumentalidade do Serviço Social
Expressar os objetivos que se quer alcançar não significa que eles necessariamente serão alcançados. Nunca podemos perder de vista que qualquer ação humana está condicionada ao momento histórico em que ela é desenvolvida. A realidade social é complexa, heterogênea e os impactos de qualquer intervençãodependem de fatores que são externos a quem quer que seja – inclusive ao Serviço Social. É importante ter essa compreensão para localizarmos o lugar ocupado pelos instrumentos de trabalho utilizados pelo Assistente Social em sua prática.
Se são os objetivos profissionais (construídos a partir de uma reflexão teórica, ética e política e um método de investigação) que definem os instrumentos e técnicasde intervenção (as metodologias de ação), conclui-se que essas metodologias não estão prontas e acabadas. Elas são necessárias em qualquer processo racional de intervenção, mas elas são construídas a partir das finalidades estabelecidas no planejamento da ação realizado pelo Assistente Social. Primeiro, ele define “para quê fazer”, para depois se definir “como fazer”. Mais uma vez, podemos aquiidentificar a estreita relação entre as competências teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa.
Os instrumentos de trabalho diretos
Podemos identificar alguns instrumentos de trabalho diretos consagrados na história da profissão:
Observação participante
Cabe ressaltar que não se trata de instrumentos de uso exclusivo do Assistente Social – é o objetivo do trabalho, suasatribuições e competências que definem a forma como o Assistente Social deverá utilizá-los, a saber, a intervenção sobre as diferentes expressões da “questão social”, nas interações entre universalidade e singularidades.
Na definição clássica, a observação é o uso dos sentidos humanos (visão, audição, tato, olfato e paladar) para o conhecimento da realidade. Mas não um uso ingênuo dos sentidos, e sim, um usoque tem como objetivo produzir um conhecimento sobre a realidade – tem-se um objetivo a alcançar.
Porém, o Assistente Social, ao estabelecer uma interação face a face, estabelece uma relação social com outro ser humano, que possui expectativas quanto às intervenções que serão realizadas pelo profissional. Assim, além de observador, o profissional também é observado.
E ainda: na medida em que oAssistente Social realiza intervenções, ele participa diretamente do processo de conhecimento acerca da realidade que está sendo investigada. Por isso, não se trata de uma observação fria, ou como querem alguns, “neutra”, em que o profissional pensa estar em uma posição de não-envolvimento com a situação. Por isso, trata-se de uma observação participante – o profissional, além de observar,interage com o outro, e participa ativamente do processo de observação.
Entrevista individual e grupal
A entrevista nada mais é do que um diálogo, um processo de comunicação direta entre o Assistente Social e um usuário (entrevista individual), ou mais de um (entrevista grupal). Contudo, o que diferencia a entrevista de um diálogo comum é o fato de existir um entrevistador e um entrevistado, isto é, oAssistente Social ocupa um papel diferente – e, sob determinado ponto de vista, desigual – do papel do usuário.
O papel do profissional entrevistador é dado pela instituição que o contrata – no momento da interação com o usuário, o Assistente Social fala em nome da instituição. Ambos os sujeitos (Assistente Social e usuário) possuem objetivos com a realização da entrevista – objetivos essesnecessariamente diferentes. Mas o papel de entrevistador que cabe ao Assistente Social coloca-lhe a tarefa de conduzir o diálogo, de direcionar para os objetivos que se pretendem alcançar.
Nem sempre é possível conciliar os objetivos do usuário e os do Assistente Social (e alcançar essa conciliação não é uma regra). Entretanto, estabelece-se uma relação de poder entre esses dois sujeitos – relação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Instrumentos e Técnicas da Atuação Profissional
  • Instrumentos e Técnicas da Atuação Profissional
  • instrumentos e tecnicas de atuação profissional
  • Instrumentos e técnicas de atuação profissional
  • ATPS DE INSTRUMENTOS E TECNICAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
  • ATPS Instrumentos e Tecnicas da Atuação Profissional
  • Os instrumentos e tecnicas de atuaçao profissional do serviçosocial
  • ATPS Instrumentos Tecnicas Atuacao Profissional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!