Instrumentos medição mecânica dos fluidos

Páginas: 5 (1229 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2011
BALANÇA HIDROSTÁTICA

Uma balança hidrostática é um mecanismo experimental destinado ao estudo da força de impulsão exercida por líquidos sobre os corpos neles imersos. Foi inventada por Galileu Galilei.
Seu funcionamento se baseia no princípio de Arquimedes (um corpo perde aparentemente um peso igual à quantidade de líquido ou gás deslocado) e estáespecialmente concebida para a determinação de densidades de sólidos e líquidos. Este tipo de balança é constituída por: prumo, termómetro, copo, alça, parafuso de compensação, escala graduada, cursor superior deslizante, encaixe, cursor inferior deslizante, pontas, parafuso para acerto e suporte. Estas balanças necessitam de ser calibradas antes de se efectuar a medição de densidades.PICNÔMETRO

Instrumento de laboratório usado sobretudo para calcular a densidade relativa de um sólido ou líquido.
O picnômetro é um pequeno frasco de vidro construído cuidadosamente de forma que o seu volume seja invariável. Ele possui uma abertura suficientemente larga e tampa muito bem esmerilhada, provida de um orifício capilar longitudinal.Muito utilizado para determinar a densidade de uma substância.

TERMOPAR

O termopar é um dispositivo constituído de dois condutores elétricos tendo duas junções, uma em ponto cuja temperatura deve ser medida, e outra a uma temperatura conhecida. A temperatura entre as duas junções é determinada pelas características do material e o potencial elétricoestabelecido.
Os termopares são dispositivos eletrônicos com larga aplicação para medição de temperatura. São baratos, podem medir uma vasta gama de temperaturas e podem ser substituídos sem introduzir erros relevantes. A sua maior limitação é a exatidão, uma vez que erros inferiores a 1 ºC são difíceis de obter.
O aspecto exterior de termopares comerciaisinclui uma cabeça metálica onde são feitas ligações aos instrumentos de indicação, registro e controle, e um tubo (metálico ou cerâmico) que serve de proteção aos fios do termopar.

VISCOSÍMETRO DE OSTWALD

O instrumento utilizado para determinação da viscosidade de um líquido desconhecido foi o viscosímetro de Ostwald .Seu funcionamento consiste em medir ointervalo de tempo que o volume de um fluido contido num dos bojos superiores leva para escoar através do capilar. Dependendo do fluido, viscosímetros com capilares de diferentes diâmetros podem ser utilizados.
[pic]
.

Em posse do tempo decorrido pelo líquido desconhecido para percorrer o trecho indicado do viscosímetro e de sua densidade, juntamente com o tempo decorridopor um liquido de referência (que seja conhecido a viscosidade e densidade), pode-se calcular da viscosidade do líquido desconhecido.

TERMÔMETRO

A palavra termômetro origina-se do grego thermo que significa quente e metro que significa medida. Assim, termômetro é definido como o instrumento que mede temperatura.
Para a medida datemperatura de um fluido com um termômetro, é preciso esperar o equilíbrio térmico, isto é, quando em contato com o fluido, precisamos esperar alguns minutos para que o termômetro e o fluido estejam a mesma temperatura, e assim, podemos medir seu valor.

• Termômetro de vidro

O termômetro de vidro é formado basicamente por um bulbo, onde se deposita o líquidoque irá se expandir sob ação do calor, e um tubo capilar graduado, onde o líquido se projetará indicando a temperatura.
O fluido mais comumente usado neste tipo de termômetro é o mercúrio, por possuir um coeficiente de expansão uniforme, não molhar o vidro, purifica facilmente e é de fácil leitura. Podem também ser empregados o pentano, o álcool e o tolueno, dependendo da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Instrumentos de medição e fluído de corte
  • Instrumentos de medição
  • Instrumentos de medição
  • Instrumentos de Medicao
  • instrumento de medição
  • instrumentos de medição
  • Instrumento de medição
  • Instrumentos de mediçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!