Instrumentos de Laboratório

Páginas: 10 (2374 palavras) Publicado: 24 de agosto de 2015
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS-DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Curso: Engenharia Civil_ Turma: 2533/03
















INSTRUMENTOS DE LABORATÓRIO









Equipe:
Débora Sanches Aroca R.A.:93409
Julia Tsuno Porto R.A.:93084
Ketlyn Walter Gonçalves R.A.:94412
Mariana Albuquerque Balan R.A.:94715
Wilson Doná JuniorR.A.:93600

Professora: Angélica Marchi Lazarim







Maringá, 06 de Abril de 2015.
INTRODUÇÃO

Os instrumentos de laboratório são essenciais para a execução de atividades experimentais. Cada instrumento possui uma utilidade específica, assim como método de manuseio. A atividade experimental que aborda os utensílios de laboratório visa o conhecimento dos instrumentos de laboratório da mesma forma quea leitura correta dos resultados apresentados por esses, seja volume, massa ou temperatura.
Na utilização dos instrumentos no laboratório, ocorre, na maioria das vezes, erros sistemáticos, que se originam, principalmente, a partir da aferição dos instrumentos. Sendo assim, deve-se verificar se o instrumento está corretamente calibrado para evitar possíveis desvios na utilização desses.
Um dosutensílios mais utilizados nos laboratórios é o Bico de Bunsen, tendo como função o aquecimento de substâncias a partir da queima do gás liquefeito de petróleo. A chama do Bico de Bunsen apresenta regiões que variam de acordo com o teor de oxigênio: zona oxidante ou zona externa, zona redutora ou intermediária e a zona neutra ou interna, cada uma com temperaturas distintas.
Também de imensautilidade nos laboratórios, os instrumentos volumétricos são essenciais para a aferição do volume de soluções, sempre considerando a posição do menisco e a leitura na altura dos olhos para evitar o erro de paralaxe.
O relatório tem como objetivo determinar a maneira adequada da utilização de instrumentos de laboratório, tais como a Bico de Bunsen, pipeta, bureta, proveta e balança analítica. Da mesmaforma, possui a finalidade de determinar e efetuar a forma correta de realizar a leitura em instrumentos de medida de massa, volume e temperatura; verificar o desvio de cada instrumento e comparar a sensibilidade de diferentes instrumentos de mesma capacidade.





















PROCEDIMENTO

Experimento 01- Determinação da massa
a) Em uma balança semi-analítica pesou-se um béquer (vidraçariautilizada para reações entre soluções e aquecimento de líquidos) vazio, e após sua estabilização, foi feita a zeragem da balança, preparando-a assim para medir qualquer substância desprezando a massa do béquer.
Experimento 02- Leitura em instrumento de medida
a) Com um pissete (usado para lavagem de materiais através de jatos de água), adicionou-se cerca de 7 mL de água em uma proveta (utilizadapara medir e transferir volumes variáveis) de 10,00mL e efetuou-se a leitura.
b) Com um pissete, adicionou-se cerca de 85 mL de água em uma proveta de 100,00 mL e efetuou-se a leitura.
c) Adicionou-se cerca de 50 mL de água em um béquer de 100 mL e efetuou-se a leitura da temperatura. Durante o experimento, o termômetro não tocou as paredes do béquer.
Experimento 03 – Comparação da sensibilidadede instrumentos de mesma capacidade
a) Adicionou-se água, com auxilio de um pissete, em um balão volumétrico (possui volume definido e é utilizado para o preparo de soluções com precisão em laboratório) de 100,0 mL até a marca de aferição.
b) O mesmo processo foi realizado com uma proveta de 100,0 mL.
c) Acrescentou-se utilizando um conta-gotas, 3 gotas a mais de água destilada no balão volumétricoe 3 gotas a mais na proveta.
d) Observou-se o deslocamento do menisco.
Experimento 04 – Manuseio do bico de Bunsen
a) Abriu-se a torneira do gás com a janela de entrada de ar e o regulador de gás fechado do Bico de Bunsen (fonte de aquecimento utilizada em laboratório).
b) O regulador de gás foi aberto lentamente e o bico de Bunsen aceso. Observou-se a combustão incompleta (chama amarela).
c)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Instrumentos de Laboratório
  • Instrumentos de laboratório
  • Instrumentos de laboratorio
  • Instrumentos de laboratório
  • instrumentos de um laboratório de química
  • Instrumentos de Laboratorio e sua funcao
  • Calibração de instrumentos de laboratório
  • Utilização de instrumentos em um laboratório

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!