Instrumento para dempcratização

866 palavras 4 páginas
1) Observe a seguinte afirmação: “A Filosofia faz com que o educador não seja mero reprodutor de ideias e de técnicas pedagógicas, mas possibilite a construção de uma educação emancipatória e libertadora”. Aponte as diferenças entre o professor meramente técnico e o professor comprometido com a educação crítica, emancipatória e libertadora. (0,2)

Resposta:

2) A Filosofia apresenta diferentes áreas de estudo, dentre elas, a Filosofia da Linguagem e a Antropologia. Explique cada uma dessas áreas, demonstrando sua relação com o ato pedagógico. (0,2)
Resposta:Filosofia de linguagem,reflexão sobre linguagem como elemento estruturador que explica a relação ser humano com a realidade;a natureza da linguagem; os sentidos dos signos e proposições linguísticas etc. Há várias correntes teóricas:filosofia analítica da linguagem, semiótica, positivismo lógico, teoria linguística, hermenêutica, entre outras.
Antropologia (do grego anthropos, “homen”). Investiga a concepção de ser humano , ou seja, a partir do que o ser humano é reflete sobre aquilo que se pensa que se pensa que ele deve ser. Distingue –se da antropologia científica, que estuda as diferentes culturas existentes. Embora seja importantíssima as conquista s da psicologia, da sociologia, da história, da linguística e de outras ciências, á filosofia estão reservadas tarefas bastante específica s, que não podem ser desprezadas. Além das análises antropológicas, axiológicas e epistemológicas já referidas, a filosofia tem função de interdisciplinaridade, pela qual estabelece a ligação entre as diversas ciências e técnicas que auxiliam a pedagogia.

3) Explique, detalhadamente, os três principais verbos atribuídos à educação: informar, discutir e criar. (0,2)
Resposta: Informar é o verbo fundamental. Estrategistas do desenvolvimento e das lutas políticas afirmam que informação é poder e que em estado de ignorância não é possível avançar muito. Na perspectiva da biblioteca, é preciso distinguir o acesso

Relacionados