INSTRUMENTALIZA O CIENT FICA SERVI O SOCIAL AVALIATIVA 1

297 palavras 2 páginas
Quanto à questão da construção do conhecimento científico estudamos que o racionalismo cartesiano valoriza o sujeito enquanto que o empirismo valoriza o objeto. Descreva explicando e diferenciando essas duas correntes filosóficas, e argumente que a dialética é uma corrente de pensamento que concilia o racionalismo e o empirismo.
Peso: 3.0

Na construção do conhecimento científico encontramos várias correntes filosóficas que se esmeram em explicar de onde se origina o conhecimento humano, porém nos deteremos apenas ao Racionalismo de Descartes, que por sua vez nos diz que a razão é a única fonte da verdade, e que as ideias são inatas e completamente independentes de experiências sensoriais, ao contrário do Empirismo de Locke, que defende a opinião de que nascemos desprovidos de ideias e que o conhecimento vai se formando a partir de nossos sentidos. Segundo ele, a verdade só será alcançada por meio de experiências e que, a razão é adquirida com o conhecimento. Já na visão Dialética, ambos os pensamentos, digo; o racional e o empírico são importantes na produção de conhecimento, pois tanto a razão quanto os sentidos participam desse processo. Pode-se dizer que essa dinâmica acontece da prática para a teoria e da teoria rumo à prática. Para que haja uma evolução no pensamento humano é preciso haver esse movimento de convivência dos contrários e entender que a realidade é sempre contraditória, passível de mudanças.

Comentário do professor :
Olá... MAURA NELSA PEREIRA ZIMMERMANN Percebo que você captou com certa clareza as corretes filosóficas, conseguindo assim, responder a questão de uma forma clara e objetiva. Porem faltou comentar mais sobre a dialética, mencionando os três passos da dialética que são: tese, antítese e a síntese. Sugiro que retome as leituras para uma maior compreensão da mesma. Abraço. Profa. Susana Chinazzo. 29/03/2014.
: 1,8

Relacionados