Instrumentalidade Reuni o Est gio

498 palavras 2 páginas
SLIDE 1 INSTRUMENTALIDADE DO SEVIÇO SOCIAL - REUNIÃO-

SLIDE 2 De acordo com Pereira (2008), grupo é todo conjunto de pessoas unidas entre si no tempo e espaço e articuladas por uma representação interna, que se propõe explícita ou implicitamente a uma tarefa que constitui sua finalidade.

SLIDE 3 O trabalho com grupos pode acarretar resultados mais consistentes, com a possibilidade de se vivenciar a cooperação, fortalecendo vínculos entre os membros, podendo ser ao mesmo tempo um caminho para a participação na defesa e conquista de direitos. Portanto, é primordial que o assistente social saiba discernir como ocorre o processo grupal e não somente questione temas de aprovação do grupo.

SLIDE 4 Este instrumental esteve presente na atuação do assistente social e, atualmente, é uma estratégia de intervenção, que está sendo cada vez mais usada e repensada perante as demandas da população e às perspectivas que as políticas públicas estão apresentando, principalmente a de Assistência Social.

SLIDE 5 O trabalho com grupos assiste famílias que vivem o seu dia-a-dia com violência, baixa estima, falta de qualificação profissional, o trabalho informal como fonte de renda, entre outros. (...) não somente em seus aspectos técnicos – referentes ao ‘fazer’ – mas também potencializa as ações, viabilizando uma intervenção que tem como direção social situada no movimento contraditório da sociedade (TRINDADE, 2004, p.39)

SLIDE 6 A questão técnica está relacionada à experiência do assistente social com as várias situações surgidas no grupo, identificando, compreendendo e trabalhando essas situações com o próprio grupo, porque não basta procurar a família para que participe do grupo, tem que perceber a família e o ciclo de vida familiar.

SLIDE 7 Se o assistente social conseguir dominar essas situações conseguirá fortalecer os vínculos entre os membros do grupo e o envolvimento em questões referentes aos direitos sociais.

SLIDE 8 A reunião é um instrumento para

Relacionados

  • REALE Miguel
    130280 palavras | 522 páginas
  • Arqueologia do Velho Testamento Merril F
    115697 palavras | 463 páginas
  • Marx E Engels Cole O Grandes Cientistas Sociais
    242086 palavras | 969 páginas
  • Apocalipse Willian Hendriksen
    315430 palavras | 1262 páginas