instrumentação

Páginas: 3 (642 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2013
O tubo de Pitot é um dispositivo que mede ao mesmo tempo a pressão estática p e a pressão de estagnação p0, de forma a permitir o cálculo da velocidade do fluxo. Ele combina duas sondas, como mostrao diagrama abaixo. A pressão de estagnação é medida no ponto 2 (na ilustração, por meio da elevação de uma coluna de água). A pressão estática é medida por meio de furos na superfície exterior dotubo (não mostrados no diagrama). Assume-se que a pressão estática p não varie ao longo do instrumento. Os pontos 1 e 2 devem ficar distantes o suficiente para que o tubo não perturbe demais o fluxo. Éimportante lembrar que as linhas de corrente precisam ser linhas retas para que não haja alterações em p ao longo do fluxo.


Diagrama esquemático de um tubo de Pitot

Por ser baseado na equaçãode Bernoulli, o tubo de Pitot só funciona com fluidos incompressíveis e com viscosidade nula. No entanto, a velocidades baixas (Mach < 0,3 ≈ 100 m/s ≈ 360 km/h), o ar rarefeito a elevadas altitudespode ser aproximado por esse modelo. Assim, o tubo de Pitot é muito usado para medir a velocidade de aviões.

Nota: Atualmente em Pitometria para medição de vazão de águas no setor de saneamentoutiliza-se ao invés de colunas de água, um dispositivo eletrônico com trandutores de pressão, chamado maleta de pitometria, cuja utilização tona mais dinâmica a leitura e conversão de fatores coletados coma pitometria.


O sensor Pt-100 é um tipo de termorresistência que mede a temperatura pela correlação da sua resistência elétrica com a temperatura. A maioria destes sensores é feita a partir deuma espiral de fio fino montada num suporte cerâmico ou de vidro. Possuem natureza frágil e necessitam ser instalados em bainhas protetoras.
O Pt-100 é geralmente considerado como o mais exato sensorde temperatura industrial disponível, além de proporcionar excelente estabilidade e repetibilidade. Os métodos de utilização de resistências para medição de temperatura iniciaram-se por volta de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Instrumentação
  • Instrumentação
  • Instrumentação
  • Instrumentação
  • instrumentação
  • instrumentação
  • Instrumentação
  • Instrumentação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!