Instrumentação Industrial

Páginas: 10 (2312 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL NANSEN ARAÚJO
MINICURSO SOBRE MEDIÇÃO DE NÍVEL


resumo
Este artigo dá uma visão geral sobre as principais técnicas utilizadas industrialmente na medição de nível, suas principais características e aplicações.

INTRODUÇÃO
Nível é a altura do conteúdo de um reservatório que pode ser sólido ou líquido. Trata-se de uma das principais variáveis utilizadasem controle de processos contínuos, pois através de sua medição torna-se possível:

a) Avaliar o volume estocado de materiais em tanques de armazenamento.
b) Balanço de materiais de processos contínuos onde existam volumes líquidos ou sólidos de acumulação temporária, reações, mistura, etc.
c) Segurança e controle de alguns processos onde o nível do produto não pode ultrapassar determinadoslimites.

métodos de medição de nível de líquido
Os três tipos básicos de medição de nível são:
a) direto
b) indireto
c) descontínuo
MEDIÇÃO DIRETA

É a medição que tomamos como referência a posição do plano superior da substância medida. Neste tipo de medição podemos utilizar réguas ou gabaritos, visores de nível, bóia ou flutuador.

Régua ou Gabarito
Consiste em uma réguagraduada a qual tem um comprimento conveniente para ser introduzida dentro do reservatório a ser medido.





A determinação do nível se efetuará através da leitura direta do comprimento molhado na régua pelo líquido.

Visores de Nível
Este medidor usa o princípio dos vasos comunicantes, o nível é observado por um visor de vidro especial, podendo haver uma escala graduada acompanhando ovisor.


Esta medição é feita em tanques abertos e tanques fechados.

Bóia ou Flutuador
Consiste numa bóia presa a um cabo que tem sua extremidade ligada a um contrapeso. No contrapeso está fixo um ponteiro que indicará diretamente o nível em uma escala. Esta medição é normalmente encontrada em tanques abertos.




Medição de nivel indireta

Neste tipo de medição o nível émedido indiretamente em função de grandezas físicas como : pressão, empuxo , radiação e propriedades elétricas.

Medição de Nível por Pressão Hidrostática (pressão diferencial)
Neste tipo de medição usamos a pressão exercida pela altura da coluna líquida, para medirmos indiretamente o nível, como mostra abaixo o Teorema de Stevin:

P = h . 

Onde:
P = Pressão em mm H2O ou polegada H2O
h =nível em mm ou em polegadas
 = densidade relativa do líquido na temperatura ambiente.


Essa técnica permite que a medição seja feita independente do formato do tanque seja ele aberto ou pressurizado.

Medição por Pressão Diferencial em Tanques Pressurizados.
Neste tipo de medição, a tubulação de impulso da parte de baixo do tanque é conectada à câmara de alta pressão do transmissorde nível. A pressão atuante na câmara de alta é a soma da pressão exercida sob a superfície do líquido e a pressão exercida pela coluna de líquido no fundo do reservatório. A câmara de baixa pressão do transmissor de nível, é conectada na tubulação de impulso da parte de cima do tanque onde mede somente a pressão exercida sob a superfície do líqüido.


Supressão de Zero
Para maior facilidadede manutenção e acesso ao instrumento, muitas vezes o transmissor é instalado abaixo do tanque. Outras vezes a falta de plataforma fixadora em torno de um tanque elevado resulta na instalação de um instrumento em um plano situado em nível inferior à tomada de alta pressão.
Em ambos os casos, uma coluna líquida se formará com a altura do líquido dentro da tomada de impulso, se o problema não forcontornado, o transmissor indicaria um nível superior ao real.







Elevação de Zero
Quando o fluído do processo possuir alta viscosidade, ou quando o fluído se condensa nas tubulações de impulso, ou ainda no caso do fluído ser corrosivo, devemos utilizar um sistema de selagem nas tubulações de impulso, das câmaras de baixa e alta pressão do transmissor de nível. Selam-se então ambas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Instrumentação industrial
  • Instrumentação industrial
  • Instrumentação Industrial
  • Instrumentação Industrial
  • Instrumentação Industrial
  • Instrumentação industrial
  • Instrumentação industrial
  • Instrumentação industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!