Instruçoes

Páginas: 13 (3007 palavras) Publicado: 23 de abril de 2013
INSTRUÇÕES: Leia atentamente e cumpra rigorosamente as instruções que seguem, pois elas fazem parte integrante das provas e normas que regem este Concurso Público. 1. ABRA ESTE CADERNO SOMENTE QUANDO AUTORIZADO. 2. Verifique se este caderno contém 40 questões. Caso contrário solicite ao Fiscal da sala a substituição do mesmo. 3. Cada questão oferece 4 (quatro) alternativas de respostas,representadas pelas letras A, B, C, D, sendo apenas 1 (uma) a resposta correta. 4. O Caderno de Provas pode ser usado como rascunho. 5. A interpretação das questões faz parte da prova. Nenhuma informação sobre as instruções e/ou conteúdo das questões será dada pelo Fiscal. 6. O tempo para realização da prova é de 3 (três) horas, incluindo a resolução da prova e o preenchimento da Folha de Respostas. Ocandidato só poderá se retirar do recinto da prova após 1 (uma) hora do início da mesma. 7. O candidato poderá levar consigo o Caderno de Provas somente se permanecer na sala até o final do horário estabelecido para o término da prova. 8. Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala só poderão sair juntos, após a conferência de todos os documentos da sala e assinatura da Ata.

2 QUESTÕES DEPORTUGUÊS Texto 1: O caso do caramujo-gigante Além da caça, da pesca e do desmatamento, outra causa da diminuição da biodiversidade é a introdução de espécies em lugares onde elas não existem naturalmente. Um caso que ficou conhecido no nosso país foi o do caramujo-gigante. Esse molusco é originário da África e foi trazido ao Brasil por criadores do Paraná, na década de 1980, a fim de comercializar suacarne. A comercialização fracassou e os animais foram libertados na natureza. No Brasil, tais caramujos não encontraram predadores e se reproduziram rapidamente, invadindo outros 23 estados. Além de provocar prejuízos à vegetação nativa e à agricultura, os caramujos-gigantes podem hospedar parasitas, que causam doenças ao ser humano. Texto retirado do livro Projeto Prosa-Ciências 01 – A finalidadedesse texto é: (A) Identificar o país de origem do caramujo gigante. (B) Comercializar a carne desse molusco. (C) Informar sobre os parasitas que causam doenças ao ser humano. (D) Divulgar o caso do caramujo-gigante e as conseqüências da introdução dessa espécie na biodiversidade brasileira. 02 – A expressão “...que causam doenças”, refere-se: (A) Ao ser humano. (B) Aos caramujos-gigantes. (C) Aosparasitas que utilizam os caramujos-gigantes como hospedeiros. (D) Aos moluscos. 03 – São substantivos próprios: (A) Caramujo-gigante, animais, seres humanos. (B) África, Brasil, Paraná. (C) Estados, biodiversidade. (D) Caça, pesca, desmatamento. 04 – Qual é o pronome que substitui “os caramujos-gigantes” na 9ª linha do texto acima: (A) Deles. (B) Eles. (C) Ele. (D) Teus. 05 – O sinônimo da palavra“originário” na 4ª linha do texto é: (A) Descendente. (B) Ascendente. (C) Procedente. (D) Conveniente. 06 – Marque a opção em que existe erro de grafia: (A) Homem, hospedagem, hábito. (B) Caranguejo, horigem, humanizar. (C) Jeito, existiam, prejudicados. (D) Predador, comercial, projetos.

3 07 – Todas estão corretamente no plural: (A) Chapéus, animales, pedais. (B) Reprodutores, agricultores,animais. (C) Pedaus, vegetações, comercializações. (D) Projeções, gigantíssimo, parasitas. Texto 2: Quase todas as criaturas da Antártica fogem do escuro e brutal inverno que assola o continente. As baleias-jubartes, por exemplo, viajam para procriar nas águas mais quentes da costa brasileira. Mas é no inverno que 400 mil pinguins-imperadores escolhem para se reproduzir. Eles se reúnem emcolônias sobre enormes blocos à medida que o mar se congela no decorrer da estação. As fêmeas então elegem seus companheiros e, depois, deixam os ovos sob os cuidados deles, para que façam a incubação durante dois meses. Enquanto isso, elas se alimentam no mar. Revista National Geographic. São Paulo: Abril, mar.2001. 08 – O texto acima (texto 2) trata, principalmente: (A) Das características de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Instruçoes
  • Instruções
  • Instruçoes
  • instruções
  • Instruçoes
  • Positivo instruçoes
  • Instruçoes relatorios
  • Instruções de impressão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!