instituto

Páginas: 4 (769 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2013
Parte 3

Evolução
 A evolução não deve ser vista como sinônimo de progresso, já que uma mesma característica que garante o sucesso, em um determinado momento, pode não ser tão favorável em outromomento. 
Darwin sugeriu que ocorrem mudanças nos indivíduos que, pela reprodução, são mantidas e propagadas na população ou eliminadas.
Porém, Darwin não foi capaz de explicar como ocorrem essasmudanças, e apesar de publicar o livro: A Origem das Espécies. Ele não explicou como as espécies de fato, se originam.
A seleção natural é apenas um dos mecanismos evolutivos conhecidos.
Seleçãosexual,
Deriva genética,
Mutação,
Recombinação,
Fluxo genético,
Microevolução
É evolução em menor escala – dentro de uma única população. Isso significa estreitar nosso foco a um único ramo daárvore da vida.
Biólogos que estudam evolução a esse nível definem evolução como uma mudança na frequência gênica dentro de uma população.


Especiação
A especiação é um evento de separação dalinhagem que produz duas ou mais espécies distintas.
“Espécies são grupos de populações naturais que se cruzam entre si, ou potencialmente se cruzam, estando isolados reprodutivamente de outros grupos”(MAYER, 1977). 
A variabilidade genética é o passo inicial para que ocorra o processo de especiação. 
É importante destacar que os cientistas classificam a especiação sob dois processos
Anagênese:compreende processos pelos quais uma característica surge ou se modifica numa população ao longo do tempo, sendo responsável pelas “novidades evolutivas”. É uma evolução contínua que gera uma novaespécie. Resulta de mutação, permutação, seleção natural. 
Cladogênese: compreende processos responsáveis pela ruptura da coesão original em uma população, gerando duas ou mais populações que não podemmais trocar genes. Pode ocorrer devido ao surgimento de barreiras geográficas. 
O 2º passo que pode contribuir para o processo de especiação é o isolamento geográfico.
Especiação Alopátrica
É a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Institutos
  • Instituto
  • Instituto
  • Instituto
  • instituto
  • Instituto
  • INSTITUTO
  • instituto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!