INSTITUTO FEDERAL DE EDUCA O CI NCIA E TECNOLOGIA DO PIAU C pia

414 palavras 2 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ- IFPI.
CURSO: ANÁLISES CLÍNICAS
TURNO: VESPERTINO – 3° PERÍODO
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA CLÍNICA
PROFESSOR: MÁRCIO EDIVANDRO
ALUNA: LORENA ANDRADE

Relatório

TERESINA-PI
MARÇO/2014

1. Introdução

O sangue é composto por um fluido, o plasma, que contém inúmeras substâncias soltas e transporta em suspensão vários tipos de elementos celulares. É possível encontrar a flutuar no plasma três tipos básicos de elementos celulares que, em conjunto, constituem cerca de 45% do volume do sangue: os glóbulos vermelhos, cuja cor específica dá ao sangue a sua tonalidade característica, os glóbulos brancos, dos quais se distinguem vários tipos, e as plaquetas, os corpúsculos sanguíneos menores. A partir do sangue total coletado torna-se possível confeccionar lâminas para observação, em microscópio, das células sanguíneas. Isso acontece através da técnica hematológica de preparação de esfregaço sanguíneo.

2. Materiais
- Seringa;
-Lanceta ou agulha de injeção;
-Algodão;
-Álcool;
-Garrote
3. Procedimentos De acordo com a orientação do professor foi necessário colher uma amostra do sangue do parceiro, seguindo os procedimentos básicos de uma punção sanguínea. 1: Primeiramente, se equipar com os EPI's. 2: Preparação da agulha e verificação da localidade da veia. 3: Assepsia do local em sentido uniforme. 4: Colocar o garrote, para só então introduzir a agulha. Após o sangue fluir, foi retirado o garrote para evitar hemólise e esperou que se atingisse a quantidade desejada, para retirar a agulha, colocar a amostra dentro do tubo de ensaio e finalizar devidamente o processo.

4. Discussão Os maiores obstáculos encontrado durante a realização da prática foi o de realizar a punção sem nenhum evento inesperado. Como por exemplo, deixar o garrote após o sangue fluir na seringa. Essas dificuldades impediram que o resultado da prática fosse totalmente

Relacionados