INSTITUTO EDUCACIONAL KAIR S

493 palavras 2 páginas
INSTITUTO EDUCACIONAL KAIRÓS
DISCIPLINA: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
CURSO: BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

LIDERANÇA E PODER NAS ORGANIZAÇÕES

NÁGILA ROCHA E SILVA
URUÇUÍ – FEVEREIRO/2015

A Liderança Geralmente, envolve influenciar as atitudes, crenças, comportamentos e sentimentos de outras pessoas; de fato um líder tem mais influência do que aquele que não é líder. Nas organizações os lideres nem sempre são supervisores. Os supervisores nem sempre influenciam os outros; a liderança pode surgir naturalmente em grupos de trabalho. São várias teorias que abordam a compreensão da liderança.
Teorias da liderança transformacional, abrangem líderes que são carismáticos, ou que tem uma influência incomum, e cujos seguidores se tornam dedicados a eles. Martin Luther king e Adolf Hitler, São alguns exemplos, as pesquisas sobre liderança transformacional mostram que ela está relacionada a diversas variáveis dos subordinados que são importantes para o funcionamento da organização.
Teoria da liderança situacional, consiste na liderança que é moldada pela situação apresentada, ou seja, o líder tem a capacidade de adequar-se ao momento, e dentro desta dinâmica, ele consegue delegar e motivar seus colaboradores para que reajam positivamente, deem o seu melhor e alcancem os resultados esperados.

FONTES DE INFLUÊNCIA E PODER
French e Raven, procuram-se com as influências que as pessoas tem umas sobre as outras em qualquer ambiente.
De acordo com French e Raven, cinco fatores determinam a influência ou poder que uma pessoa tem sobre a outra:
O poder da experiência;
O poder da referência;
O poder legitimo;
O poder de recompensar;
O poder coercitivo

GESTÃO DE PESSOAS
É uma área muito sensível a mentalidade que predomina nas organizações, ele é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental etc.
A moderna gestão de pessoas

Relacionados

  • Gestão de Sala de Aula
    30539 palavras | 123 páginas
  • popic
    72204 palavras | 289 páginas
  • Estudante
    70737 palavras | 283 páginas
  • Arquitetura
    42439 palavras | 170 páginas