INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DA AMAZ NIA

986 palavras 4 páginas
INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DA AMAZÔNIA
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

Igor Perez Manzoli

“TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS ”

BELÉM
2015

Introdução

A calha Parshall foi desenvolvida pelo engenheiro Ralph L. Parshall, por volta de 1920, nos Estados Unidos da America, onde consiste em uma melhoria no projeto de calha Venturi.
No inicio do seu desenvolvimento o objetivo era para a aplicação em redes de irrigações, mas nos dias atuais é usada constantemente em industrias e redes de saneamento.
A calha Parshall consiste em um dispositivo de medição de vazão na forma de um canal aberto com dimensões padronizadas, ou seja, um trecho curto de canal com geometria de fundo e paredes que acelera a velocidade da água e cria uma passagem por escoamento critico. É um dispositivo usado para medição de vazão em canais abertos de líquidos fluindo por gravidade, muito utilizados nas estações de tratamento de agua para a realização de duas importantes funções, na qual são, aumento da vazão e atuar como misturador rápido.
Sendo um sistema muito utilizado em infinitos processos e entre um deles é no procedimento de tratamento de águas residuarias, por apresentar benefícios e vantagens interessantes.

Desenvolvimento

Esse dispositivo consiste basicamente numa seção convergente, numa seção estrangulada (garganta) e uma seção divergente, disposta em planta. O fundo do dispositivo é em nível na seção convergente, em declive na “garganta” e em aclive na seção divergente. Como pode-se observar na imagem abaixo.

Uma observação importante para o funcionamento adequado de uma calha Parshall, é de que o nível da água na jusante da calha deve ser suficientemente baixo para evitar o seu afogamento, um termo que indica que o nível de água a jusante da calha influi sobre o nível a montante. Então tomando-se como a base da calha como referencia, o nível da água a jusante não deve ultrapassar 60% do nível de água a

Relacionados