Instituto De Educa O Professor Erasmo Pilotto

2951 palavras 12 páginas
Instituto de Educação Professor Erasmo Pilotto

Luíza Caroline

Sociologia

Curitiba
2015

Instituto de Educação Professor Erasmo Pilotto

Luíza Caroline

Trabalho de Sociologia
Os Grandes Sociólogos

Trabalho apresentado na disciplina de Sociologia do 3º ano C do Ensino
Médio.

Curitiba
2015

Introdução

Trabalho desenvolvido para a disciplina de sociologia. Abordando os temas referentes aos grandes sociólogos e aos seus pensamentos. Analisando o ponto de vista de cada sociólogo, o qual é de fundamental importância para conhecer o espaço e a sociedade em que vivemos.

Karl Marx

Karl Heinrich Marx foi um filósofo, cientista político, e socialista revolucionário muito influente em sua época, até os dias atuais. É muito conhecido por seus estudos sobre as causas sociais. Teve enorme importância para a política européia, ao escrever o Manifesto Comunista, juntamente com Friedrich Engels, que deu origem ao “Marxismo”, citado adiante. Foi um ativista do movimento operário europeu, no chamado International Workingmen’s Association (IWA), também conhecido como First International.
A influência de suas ideias atingiram todo o mundo, como na vitória dos Bolcheviques na Rússia. Enquanto suas teorias começaram a declinar quanto à popularidade, especialmente após o colapso do regime Soviético, elas continuam sendo muito utilizadas hoje, em movimentos trabalhistas, práticas políticas, movimentos políticos.
Marxismo
O marxismo se baseia no materialismo e o socialismo científico, constituindo ao mesmo tempo uma teoria geral e o programa dos movimentos operários. Em razão disso, o marxismo forma uma base de ação para estes movimentos, porque eles unem a teoria com a prática. Para os marxistas, o materialismo é a arma pela qual é possível abolir a filosofia como instrumento especulativo da burguesia (o Idealismo) e fazer dela um instrumento

Relacionados

  • A import ncia do trabalho docente na educa o infantil
    749 palavras | 3 páginas
  • PROJETO BRINCAR 1
    2496 palavras | 10 páginas