Instituto de Cultura Técnica

Páginas: 3 (651 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
Caldeira é um recipiente cuja função é, entre muitas, a produção de vapor através do aquecimento da água. As caldeiras produzem vapor para alimentar máquinas térmicas, autoclaves para esterilizaçãode materiais diversos, cozimento de alimentos e de outros produtos orgânicos, calefação ambiental e outras aplicações do calor utilizando-se o vapor.
Caldeiras a vapor
A água passa por um recipiente(caldeira) que é esquentado, transformando-se em vapor. Foi projetada em 1708(séc. XVIII), por José Amilton de Almeida Neto.

Histórico
Conforme Bazzo (1995), nas indústrias do início do séculoXVIII muitos eram os inconvenientes gerados pela combustão local de carvão para geração de calor. As primeiras máquinas destinadas a geração de vapor surgiram para sanar este problema, uma vez que aenergia era captada em uma unidade central e distribuída para os diversos setores da empresa, através do vapor.
Formas construtivas
Caldeiras flamotubulares
As caldeiras de tubos de fogo ou tubos defumaça, flamotubulares ou ainda gás-tubulares são aquelas em que os gases provenientes da combustão "fumos" (gases quentes e/ou gases de exaustão) atravessam a caldeira no interior de tubos que seencontram circundados por água, cedendo calor à mesma.
Nesse tipo de caldeira os tubos são postos verticalmente num corpo cilíndrico e fechado nas extremidades por placas, chamadas espelhos justamente porrefletirem boa parte do calor. A fornalha fica logo abaixo dos espelhos inferiores. Os gases gerados pela combustão sobem através dos tubos, aquecendo e vaporizando a água que está em torno deles. Asfornalhas são utilizadas principalmente no aproveitamento da queima de combustíveis, tais como: palha, serragem, cascas de café ou amendoim, óleos e etc.
Vantagens das caldeiras a vapor
Pelo grandevolume de água que encerram, atendem também as cargas flutuantes, ou seja, aos aumentos instantâneos na demanda de vapor.
• Construção fácil, de custo relativamente baixo.
• São bastante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A cultura e a era tecnica
  • Instituto de Cultura T cnica
  • Trabalho de Cultura Organizacional Instituto de Tecnologia
  • INSTITUTO DE CULTURA ESP RITA DO CEAR
  • Visita técnica ao instituto ricardo brennand
  • Tecnicas de esterilização de Meios de cultura
  • Cultura x técnica
  • Microbilogia tecnicas de culturas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!