INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

Páginas: 49 (12178 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2014



UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO




TÓPICOS ESPECIAIS DE ADMINISTRAÇÃO






SÃO PAULO


2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho relata sobre os temas “Fundação Nacional da Qualidade – 8 Critérios” e o “Balanced Scorecard”.
Os Critérios de Excelência são divididos em oito critérios: Liderança, Estratégias e Planos,Clientes, Sociedade, Informação e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados. Todos os critérios são importantes para a organização que busca inovação e tem objetividade nos seus negócios, pois engloba várias maneiras de administrar sua organização, lembrando que os critérios se relacionam uns com os outros, ou seja, complementam e aprimora os conhecimentos correlacionados dentro daorganização.
Toda organização tem o objetivo de ser líder de mercado, com isso buscam estratégias e planos para inovar seus negócios, criando um produto/ serviço diferenciado no mercado, para satisfazer as necessidades dos clientes, que buscam algo inovador e diferenciado para suas necessidades futuras, com isso pensa na sociedade, no meio ambiente e na sustentabilidade, as informações e conhecimentos é umafonte de gerenciar os negócios, pois precisam de informações para concretizar algo, pessoas entram na parte dos colaboradores, empreendedores, pois a sobrevivência da organização depende das pessoas para gerenciar seus negócios, os processos são importantes, com eles são padronizados controles e processos que facilitam no tomada de decisão e os resultados servem para medir o desempenho daorganização, se realmente estão conseguindo buscar seus objetivos e atingir suas metas.
Já com relação Balanced Scorecard é uma ferramenta gerencial mais utilizada em todo o mundo para controlar o desempenho organizacional, podemos citar que no Brasil, a Petrobrás, a Siemens Brasil, o Banco do Brasil, a Aracruz Celulose também utilizam o BSC para controlar o desempenho de suas atividades.
O BSC contatambém com quatro perspectivas: perspectiva financeira, perspectiva do cliente, perspectiva dos processos internos e perspectiva do aprendizado e crescimento.








FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE

A FNQ - Fundação Nacional da Qualidade, uma organização não governamental, desde 1991 vem cumprindo plenamente seus objetivos de disseminar o Modelo de Excelência da Gestão por meio dosciclos anuais de concessão do Prêmio Nacional da Qualidade e seus desdobramentos, contribuindo significativamente para a competitividade das organizações brasileiras, passou à mobilizar esforços no sentido de se tornar um centro de referência de classe mundial sobre excelência em gestão. Busca essa condição fundamentalmente por meio da transformação do conjunto de empresas e entidades, numa verdadeirarede dinâmica e aberta, engajada no estudo, desenvolvimento, intercâmbio e irradiação da extraordinária base de conhecimento detido por essas organizações.

FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE - 8 CRITÉRIOS

CRITÉRIO 1
LIDERANÇA
Esse critério aborda os processos gerenciais relativos à orientação filosófica da organização e controle externo sobre sua direção, ao engajamento, pelas lideranças, daspessoas e partes interessadas na sua causa, e ao controle de resultados pela direção.
Os líderes devem atuar como mentores, precisam ter visão sistêmica e abrangente, ultrapassando as fronteiras da organização e as restrições do curto prazo, comportamento ético e habilidade de negociação, liderando por exemplo. Nas redes formais, o líder dever estar apto a lidar com negociação, coordenação,supervisão e cobrança das atividades acordadas. Nas redes informais, entretanto, incumbe ao líder promover o conhecimento e os valores da organização como guia para as decisões e atividades das pessoas envolvidas. Precisa desenvolver habilidades para gerenciar a operação de redes é um requisito para o desempenho adequado da liderança.
A participação pessoal, ativa e continuada dos líderes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
  • Comunicação Social e Ciências Sociais
  • O lugar e o contributo das ciências da comunicação no quadro das ciências sociais
  • Instituto Federal de ciencia
  • Ciencias da comunicaçao
  • Ciências da comunicação
  • Ciência e comunicação
  • Ciências da comunicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!