Instituição família- recorte do filme Patrik 1.5

828 palavras 4 páginas
Instituições Sociais

Instituição é a forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo, ou seja, ela define regras e exerce formas de controle social. As instituições sociais servem de instrumento de regulação e controle das atividades do homem.
As principais instituições sociais são: família, escola, religião, política, dentre várias. Sendo considerada a mais importante das instituições a família. A instituição família introduz o novo ser na sociedade, apresentando princípios, regras e o ensinando a desenvolver a natureza humana, agir e conviver com outros através de referências. Cada instituição exerce uma função específica na sociedade e o seu mau funcionamento significa um desregramento da própria sociedade.
A família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições, ligados por descendência a partir de um ancestral comum, matrimônio ou adoção.
Assim como é representado no filme Patrik 1.5 - Um filho para dois pais.
No momento em que os grupos homossexuais do Brasil discutem o casamento gay e a adoção de crianças por casais do mesmo sexo, o longa mostra que o preconceito existe e tem a mesma força em qualquer lugar, até mesmo na Suécia, onde o casamento gay e a adoção de crianças por casais homossexuais são legalizados.
O filme conta a história de um casal gay; Göran, que é médico, e seu marido Sven, publicitário e alcoólatra. Ambos começam a sonhar em formar uma família, o que inclui uma criança e um cachorro. Mas o governo do país dificulta a adoção, negando por diversas vezes a autorização.
Até que um dia eles recebem uma carta informando que uma criança de 1 ano e meio – daí o título do filme: 1,5 – está disponível para adoção. Animado, o casal acredita que vai passar a criar um garoto com essa idade. Ocorre que, na carta, a vírgula foi colocada no lugar errado. Na realidade, trata-se de um adolescente de 15 anos, homofóbico e com

Relacionados

  • nazismo no brasil
    110294 palavras | 442 páginas