INSTITUI O DE EDUCA O SUPERIOR DA AMAZ NIA Questionario De Ed

740 palavras 3 páginas
INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA AMAZÔNIA - INESAM

Curso de Pedagogia
Disciplina: Politicas Educacionais e Legislação na Educação Básica II
Professora: Rosário

Juruti/PÁ
2014

ALICENEIA DA SILVA BRELAZ
JOILSON REGES

Atividade da disciplina Politicas Educacionais e Legislação na Educação Básica II, como critério avaliativo, ministrada pela Prof.ª. Rosário

Juruti/PÁ
Agosto /2014
De acordo com a leitura do texto acima, defina o que é sistema?

R: Sistema é a unidade de vários elementos intencionalmente reunidos, de modo a formar um conjunto coerente e operante para sistematizar a unidade da multiplicidade, enfim, sistema é um conjunto organizado e integrado de elementos que concorrem para o mesmo fim.
A Lei de nº 9.394 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996 (LDB 9.394/96), é a que estabelece a finalidade da educação no Brasil, como esta deve estar organizada, quais são os órgãos administrativos responsáveis, quais são os níveis e modalidades de ensino, entre outros aspectos em que se define e se regulariza o sistema de educação brasileiro com base nos princípios presentes na Constituição.
Com o mercado global, a educação básica passa a ganhar destaque nas políticas públicas dos países, sob o signo da democratização, em nome da garantia dos direitos individuais.

Que noção você obteve de estrutura?

R: a estrutura implica na própria textura da realidade, indicando a forma, e como as coisas se entrelaça entre si. A atual estrutura e o seu funcionamento decorre da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n.º 9.394/96), que, por sua vez, vincula-se às diretrizes gerais da Constituição Federal de 1988, bem como às respectivas Emendas Constitucionais em vigor.
O desenvolvimento das pessoas está ligado diretamente à estrutura educacional, dessa forma, investir em educação é uma necessidade para o progresso de qualquer comunidade. Algumas atitudes já estão sendo tomadas para beneficiar

Relacionados