instituiçao

Páginas: 6 (1473 palavras) Publicado: 8 de junho de 2014





Índice

Índice; 2
Introdução; 3
1. A Personalidade; 4
1.1. Definição da Personalidade 4
1.2. Porque que a Personalidade é estudada 5
1.3. Como se caracteriza a Personalidade 5
2. Teorias da Personalidade; 6
2.1. Determinantes da Personalidade 6
2.2. Traços da Personalidade 7
2.3. Tipos da Personalidade 8
3.Modelos de Personalidade; 9
3.1. Indicador dos tipos Myres Briggs 9
3.2. O modelo de Big – Five 10
4. Avaliação da Personalidade; 11
4.1. Determinantes da Personalidade 11
Conclusão; 12
Bibliografia; 13




Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Téc. Gestão de Recursos Humanos, gerido pela docente Sónia Dantas.
O temaescolhido para o trabalho proposto na disciplina foi “A Personalidade”.
Tem como objetivo um melhor conhecimento das variadas definições da Personalidade, assim como se carateriza a Personalidade, quais os traços e os tipos de Personalidade.
Neste trabalho será abordado apenas o modelo de Big - Five e os indicadores estudados pelo Myres - Briggs.











1. A Personalidade
1.1.Definição da Personalidade

A Personalidade tem como definição de expressão não só uma definição mas sim variadas. Personalidade não é estável assim como o seu delinear de traços nunca são exatos.
Vais autores estudaram para chegar a uma definição mais concreta, neste trabalho refiro a definição de Behavioristas que de acordo com o seu estudo concordo que é o mais lógico.
Behavioristas têmcomo conceito de Personalidade a seguinte citação:
“-Tem como origem na frequência de um ou mais comportamentos de um individuo, ocorrido durante um período de tempo e em situações diferentes…”










1.2. Porque que a Personalidade é estudada
A Personalidade é estudada para indicar as diferenças individuais, onde podem revelar as preferências pessoais, o seu comportamento paraconsigo mesmo e para com os outros, que podem ter como sua influência o meio onde estão inseridos.

O estudo da Personalidade relacionado com os funcionários pode sempre ajudar a organização/empresa a encontrar a pessoa certa para desenvolver certas funções , dando atenção aos traços de Personalidade que demonstrem perante um ou mais testes realizados pela a organização/empresa.

1.3. Como secarateriza a Personalidade

Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar; sentir; agir; a individualidade pessoal e social com alguém.
A maneira como um individuo liga com uma situação, a forma como corresponde á mesma e o sentimento que vive é uma influência de um conjunto de características em termos psicológicos ordenados de uma forma a qual osautores definiram o método de observação para chegarem/concluírem um resultado ou a instabilidade de um estado psicológico do individuo.





2. Teorias e modelos da Personalidade
2.1. Determinantes da Personalidade
Os determinantes da Personalidade estão divididos em duas áreas: Hereditariedade; Ambientais.
Na área de hereditariedade os fatores determinados designam-se pela genética decada individuo, sendo herdado pelo o grau de parentesco. Assim como, as tradições, os hábitos do seu dia-a-dia, a maneira de enfrentar e lidar com as variadas situações.
Já na área ambiental os fatores determinam-se em termos socio/culturais, familiares, ambientais, e toda a sua experiência de vida. Em termos mais concretos o fator determinante ambiental e o meio onde o individuo esta inserido etodos os seus valores.










2.2. Traços da Personalidade
Os traços da Personalidade estão divididos em três formas diferentes (características duradouras; consistência as características; os traços de personalidade).
-Característica duradoura descreve o comportamento das pessoas e o que são exigidas num grande número de situações diferentes.
-O individuo quando apresenta mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Instituição
  • instituição
  • A instituição
  • instituiçao
  • INSTITUIÇÃO
  • instituição
  • INSTITUIÇÃO
  • INSTITUIÇAO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!