Instituições sociais

Páginas: 4 (765 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
Disciplina: Psicologia Existencial Humanista II


De acordo com o texto
→ Referência:
ALMEIDA, J. M. T. Reflexões sobre a prática clínica em Gestalt-terapia: as possibilidades de acesso àexperiência do cliente. Revista Abordagem Gestáltica, 26(2):217-221,2010.

Questões:
① Quais as duas ferramentas básicas que apóiam a prática clínica gestáltica? Descreva essas ferramentas?
Temos emnosso auxílio, dentre outras, duas ferramentas básicas que apóiam a prática clínica gestáltica e nos ajudam a elucidar essa questão: a abordagem dialógica e o método fenomenológico.
A postura dialógicanos chama a atenção para a importância do vínculo estabelecido entre terapeuta e cliente. Hans Trüb, ele nos ensina que é o relacionamento estabelecido com o terapeuta que permite ao cliente desvelarseus conflitos, tristezas, expectativas, enfim, compartilhar seu mundo interno e restaurar as conexões que foram se perdendo ao longo da vida. Desse modo, ele valida a constatação de que "Comopsicoterapeutas não podemos indicar a verdade que temos, mas somente a verdade que buscamos entre nós, entre médico e paciente." Já o método fenomenológico nos instrumentaliza na exploração do mundo inter eintrapsíquico do cliente.
Segundo Ribeiro (1994, p. 15), sintetiza dizendo que "Trabalhar fenomenologicamente é tentar ficar com a realidade como é em si, é trabalhar a partir dela. É ver o fenômenocomo a realidade primeira e a partir dele e só dele caminhar para a compreensão do que significa ir além do fenômeno." O conceito de fenômeno, enquanto aquilo que se mostra e enquanto ponto de partidapara o trabalho terapêutico, resume a idéia de que é preciso ter um foco, algo que se constitua como figura e que nos permita caminhar em direção à totalidade.

② Quais as três principais vias deacesso ao cliente mencionadas no texto? Como se caracterizam cada uma delas?
O Sintoma
"Em Gestalt, o sintoma corporal é deliberadamente utilizado como 'porta de entrada' que permite um contato...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As instituições sociais
  • Instituições sociais
  • As Instituições Sociais
  • Instituições sociais
  • Instituições sociais
  • As Instituições Sociais
  • As instituições sociais
  • instituicoes sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!