Instituições financeiras e mercado de capitais

Páginas: 23 (5562 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2012
INTRODUÇÃO


O ano de 1964 pode ser considerado um marco para visualizar de forma clara dois projetos para o país. De um lado, havia o nacional-desenvolvimentismo, baseado na construção de um capitalismo nacional por meio de incentivo a empresas locais. De outro, havia o desenvolvimentismo associado-dependente, que tinha como agente principal o capital estrangeiro para aconstrução do capitalismo no Brasil. Em ambos o papel do Estado era crucial, contudo com algumas diferenças em sua forma de atuação. No primeiro, ao Estado se impunha uma atuação muito mais interventora e estadista; no segundo, embora continuasse intervindo, admitia-se mais um papel regulador e estimulador ao capital estrangeiro. Esses projetos tinham pontos convergentes. Dentre eles cabe destacar dois. Oprimeiro era o objetivo do crescimento econômico. O segundo consistia no papel importante do Estado para a industrialização brasileira. Cabe a ressalva aqui que, nesse momento, havia a convicção quase generalizada de que crescimento e desenvolvimento econômico eram praticamente entendidos como sinônimos e que o simples alcance e manutenção do crescimento econômico ocasionaria uma melhoria nascondições de vida de toda a população.
O objetivo de promover o crescimento econômico tendo como prior idade a distribuição de renda é algo recente na política econômica. Contudo, ele parece ter existido de forma concreta há algumas décadas, mais precisamente no governo do ex-presidente João Goulart.
Esse projeto de nação começou a ser construído antes da década de 1960, em especial durantea Era Vargas, quando podemos dizer que o Estado brasileiro teve sua consolidação como interventor na economia. No âmbito econômico, o projeto Vargas, que ficou conhecido como nacional-desenvolvimentismo, foi a opção adotada. Nacional, porque via na dependência comercial, tecnológica e financeira o principal entrave ao desenvolvimento. Para isso seria necessário o fortalecimento docapital nacional de forma a promover o fortalecimento da indústria brasileira e de controlar e diminuir a influência do capital estrangeiro. Como aquele capital era incipiente, visto que grande parte ainda estava direcionada para a economia agroexportadora, a etapa inicial do projeto de industrialização deveria ser apoiada fortemente pelo Estado. O capital estrangeiro seria importante, mas o Estadodelimitaria em que áreas ele atuaria.
O governo João Goulart gerou inúmeras controvérsias, pois desde que assumiu a presidência do país houve enorme contestação por segmentos de políticos civis e de militares sobre sua legitimidade e uma constante luta para obtê-la. Goulart foi eleito vice-presidente com Jânio Quadros, embora fossem adversários, já que a constituição permitia a eleição dePresidente e Vice-Presidente de chapas separadas. Este, embora representando o pequeno Partido Democrático Cristão (PDC), contava com o apoio da União Democrática Nacional (UDN) e sua campanha baseou-se na moralidade e no combate à corrupção. Eleito, renunciou depois de sete meses. Internamente foi marcado por uma política econômica conservadora; entretanto, no âmbito da política externa, Jâniosurpreendeu indo em direção à política externa independente (PEI). A PEI representou, dentre outras consequências a ampliação das relações comerciais com os países do bloco socialista.
Com a renúncia de Quadros, assumiu o poder o vice-presidente João Goulart em uma situação tumultuada. Os ministros militares e as forças de apoio ao presidente Jânio Quadros não aceitavam a posse de JoãoGoulart, que estava em missão oficial na China.
Contudo, no sul do país seu cunhado e governador do Rio Gr ande do Sul, Leonel de Moura Brizola, iniciou a Campanha da Legalidade, que culminou na negociação de uma solução de compromisso por meio do parlamentarismo, tendo como primeiro ministro Tancredo Neves. O governo Goulart, então, pode ser dividido em dois períodos: de 1961 a 1962, num...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • instituições financeiras e mercados capitais
  • instituições financeiras e mercados de capitais
  • Instituições financeiras e mercados de capitais
  • INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS E MERCADOS DE CAPITAIS
  • Instituições financeiras e mercado de capitais
  • Instituições Financeiras e Mercados de capitais
  • INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS E MERCADO DE CAPITAIS
  • Instituições Financeiras e Mercados de Capitais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!