Instituição mental: psicanálise e toxicomania

Páginas: 12 (2755 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
FLAVIO ROBERTO ALMEIDA LEMOS















INSTITUIÇÕES DE SAÚDE MENTAL: PSICANÁLISE E O TOXICÔMANO





























CURITIBA/PR

2009





FLAVIO ROBERTO ALMEIDA LEMOS

















INSTITUIÇÕES DE SAÚDE MENTAL: PSICANÁLISE E O TOXICÔMANO





Artigo apresentado ao Cursode Psicanálise – Teoria e Prática, para a obtenção do título de Especialista em Psicanálise – Teoria e Prática pela Faculdade Dom Bosco.

Orientador: Verônica Fleith

















CURITIBA/PR

2009


INSTITUIÇÕES DE SAÚDE MENTAL: PSICANÁLISE E O TOXICÔMANO

LEMOS, Flavio R.A.[1]
FLEITH, Verônica. Orientadora

RESUMO:

Este trabalhotem como objetivo descrever qual a proposta de tratamento oferecido ao toxicômano em Instituições de Saúde Mental e qual o lugar a Psicanálise nessa Instituição, buscando discutir a função do analista em instituições de tratamento à toxicômanos, bem como o lugar do sujeito nesse tratamento. Como objetivos específicos, busca explicar como funciona o modelo vigente na visão médica, de suprimir osintoma ou adaptar o sujeito como proposta psicossocial, cidadania e reinserção social, contrastando com a visão psicanalítica de tratamento, a transferência, a escuta, a primazia, do particular em oposição ao generalizante. Como método de pesquisa utiliza-se uma revisão da literatura, contemplando artigos escritos por Psicanalistas, pesquisadores com real interesse na saúde do toxicômano e suaautonomia.

Palavras-chave: Toxicômano; Psicanálise; Instituição.

INSTITUTIONS OF MENTAL HEALTH: PSYCHOANALYSIS AND THE DRUG ADDICT

ABSTRACT:

This work has how I aim to describe which the proposal of treatment offered to a drugaddict in Institutions of Mental and what Health the place the Psychoanalysis in this Institution, looking to discuss the function of the analyst in institutions oftreatment to the drugaddicts, as well as the place of the subject in this treatment. Like specific objectives, look to explain how it works the model in force in the vision it practises medicine, of abolishing the symptom or adapting the subject like proposal psicossocial, citizenship and social reinsertion, contrasting with the psychoanalytic vision of treatment, the transfer, the listening, theprimacy, of the individual against the generalizan. Since method of inquiry is used a revision of the literature, contemplating articles written by Psychoanalysts, investigators with real interest in the health of the drugaddict and his autonomy.


Key-words: Drugaddict; Psychoanalysis; Institution.



1 INTRODUÇAO


A busca incessante pelo uso das drogas tem sido crescente nomundo, principalmente, entre a juventude que floresce, buscando o alívio e a aquietação, frente as misérias vividas pelo homem no seio da família e da sociedade, conduzindo-o ao isolamento ilhado e silencioso, com difícil retorno por si próprio.
O indivíduo toxicômano é aquele que tenta, por meio da droga, fugir das determinações impostas pelas exigências normativas e pelos ideais sociais,com um gozo do corpo que, se não é limitado pela intermediação da linguagem e através da simbolização dos limites, só pode ser limitado pela morte. Uma clínica de toxicômanos, de esquizofrênicos, deprimidos ou loucos é uma clínica de exclusão (SANTOS e COSTA-ROSA, 2007).
Pode se definir a toxicomania como uma prática que faz funcionar o poder de um desejo que se tornou insaciável e cada vezmais devorador, até umponto em que a satisfação nunca definitiva, se tranforma nesse caso em tolerância e dependência, isto é, fixação sobre produtos dos quais não se pode mais prescindir, par anao sofrer muito. (SISSA, 1999).
Frente a essa situação o que se configura é uma vida em crise. A vida em crise é caracterizada por um histórico de perdas pessoais, a incapacidade de manter a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicanalise e o campo da Saúde Mental
  • Psicanalise e Saúde Mental
  • Contribuiçoes da psicanalise a um serviço de saude mental da rede publica
  • Toxicomanias
  • Toxicomanias
  • toxicomania
  • Toxicomania
  • Toxicomanias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!