Instituição do Diaconos

Páginas: 8 (1849 palavras) Publicado: 16 de setembro de 2014
APOIO PARA EXPLANAÇÃO

- DIÁCONOS
Ministros ordenados para as tarefas de serviço da Igreja; aquele que serve a mesa.
Catolicismo: ministrar os sacramentos do batismo e do matrimônio, dar bençãos diversas, dar a benção do santíssimo sacramento, fazer a celebração da palavra, distribuir a sagrada comunhão e fazer pregações. Três ordens da igreja: 1ª Diaconato, que pode ser o diaconatotransitório, ou seja o tempo entre o final do curso de teologia e a ordenação presbiteral, ou o permanente, que é composto por leigos, inclusive casados. 2º Presbiterato, ou seja a ordenação sacerdotal , o padre. 3ª Espiscopado, da qual fazem parte os Bispos, os Arcebispos , inclusive o Papa. O cardeal é o eleitor do papa, são escolhidos entre os bispos das maiores cidades do mundo.
Protestantismo: podeser um cargo inicial ou permanente; a função varia também, podendo o diácono ocupar da administração, manutenção, exercer função litúrgica, cuidar de necessitados, etc.



- CASA DO CAMINHO
Fundada pelos apóstolos - tendo como lider Simão Pedro - na necessidade de difusão dos ideiais cristãs.
Um grande galpão que abrigava necessitados de toda ordem – hospital, escola, algergue, asilo, creche.Além da oferta da palavra ministrada todas as noites pelos apóstolos, aos discípulos que cresciam a cada dia.
Templo e um pronto-socorro: não faziam distinção nem material nem espiritual. Predomínio da FRATERNIDADE.
Localização: Na estrada que ia de Jerusalém a Jope. Localização intencional, sendo Jope um dos maiores portos da Palestina, sua estrada era muito movimentada devido as exportações,o que contribuiu para a popularização da Casa do Caminho.
Da popularidade da Casa, surgiu a necessidade de uma organização mais estruturada, pois os apóstolos estavam sobrecarregados. Criaram então a ordem dos Diáconos, sob inspiração do Alto.
Os diáconos eram responsáveis pela parte administrativa da comunidade, sendo esta uma das primeiras influiencias dos costumes judeus no cristianismonascente.
A primeira menção na Bíblia de diáconos ocorre no livro de Atos dos Apóstolos onde são eleitos os Sete Diáconos: Estevão, o primeiro mártir, Filipe, o Evangelista, Prócoro, Nicanor, o Diácono, Timão, o Diácono, Parmenas e Nicolas para servir os pobres.
Critérios para a escolha: homens íntegros e capazes. Helenistas
Helenistas: são os judeus que viveram longe da Judéia, geralmente emterras de influência grega, e que adotaram hábitos como o estudo da Lei e dos Profetas. Os helenistas que se converteram ao Cristianismo parecem ter sofrido discriminação dos cristãos de hábitos judaicos, como é narrado no episódio da distribuição de víveres entre as viúvas helenistas, o que fez os apóstolos nomearem como o que seria conhecido por diáconos a sete jovens helenistas. Os helenistas têmposições diferentes, não são tão apegados à Lei e ao Sistema de Pureza: para eles não há dificuldade de relacionamento com pessoas de outras culturas e de outras raças, pois viviam no meio desta gente. Estas “sete pessoas” foram escolhidas para “servir às mesas”, enquanto “os doze apóstolos” disseram que ficariam com a tarefa de “servir à Palavra e rezar”. Servir às mesas significa administrar osbens materiais para garantir o sustento para as pessoas empobrecidas. Em outras palavras, o número 12 representa fundamentalmente o povo de Israel e o número 7 revela a abertura para outros povos. Portanto, o novo povo de Deus é constituído de “judeus e gregos”, isto é, de mulheres e homens de todas as raças e línguas.
Esta foi a primeira igreja de Jerusalém.




- SIMÃO PEDRO
Retomada daaula anterior: os discípulos que se destacaram após a crucificação, as primeiras curas, a prisão no Templo e a libertação de Simão Pedro e Jochanan.
“Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho isso te dou: em nome de Jesus Cristo anda.” (cura antes do cárcere)
O equilíbrio espiritual fez com que eles fosse libertados, pois o sumo-sacerdote, impotente ante a confiança e testemunho de amor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diacono
  • Diaconos
  • Diacono
  • Diacono
  • Diacono
  • Diacono
  • Diacono
  • Diácono

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!