Instações para bovinos de corte

879 palavras 4 páginas
INSTALAÇÕES PARA BOVINOS DE CORTE

As instalações para esses animais consistem, essencialmente, em um curral e construção acessória, onde são realizadas diversas operações de manejo da criação, tais como: apartação, marcação, vacinação, castração, curativos e desinfecção contra parasitos (banho carrapaticida). Tratando-se de gado de corte em que o regime normal de alimentação é através de pastagem, é no curral que os animais recebem complementação de ração necessária (sal, melaço, uréia, forragens, etc.). Operações de reprodução, bem como controle de ganho de peso, são feitos em instalações anexas ao mesmo.
A construção de currais deve ser simples, econômica e funcional, visando o melhor aproveitamento de mão-de-obra e do tempo destinado às diversas operações. A madeira constitui o material empregado em quase sua totalidade, sob a forma de: mourões roliços de 0,20m de diâmetro ou peças de 0,20 m X 0,20 m; peças menores de 3 X 6” e tábuas de 0,50 m X 0,03 m ou 0,30 m X 0,03 m.
A área destinada aos animais varia de criador para criador, podendo-se tomar em média 2 a 4 metros quadrados por animal.

CRIAÇÃO CONFINADA

Esse sistema, desde algum tempo atrás, vem tendo larga aceitação por parte de vários criadores, pelas vantagens que apresenta, cujas principais são as seguintes: área muito menor para a criação em comparação com o sistema tradicional, permitindo exploração intensiva em propriedades pequenas; redução da idade de abate e rendimento mais elevado em carne, proporcionando retorno mais rápido do capital investido na engorda; produção bem maior de adubos orgânicos e aproveitamento de resíduos de indústrias (melaço, uréia) e de culturas agrícolas.
O confinamento costuma ser feito em cercados sem cobertura, (céu aberto) em currais com um dos lados possuindo área coberta e em galpões fechados.
No primeiro caso, os comedouros e os bebedouros são distribuídos dentro da área cercada que deve ser de 12 a 15 m² por animal.
Os comedouros, em geral

Relacionados

  • UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP AGRÃ RIAS
    3362 palavras | 14 páginas