Instalação e Configuração de Aplicativos - ICA - Curso TGTI

876 palavras 4 páginas
Diferenças Entre Windows e Linux

No Ubuntu você pode configurar entre 1 e 64 áreas de trabalho distintas. Se você ainda não entendeu para quê isso serve, quando entender, não vai querer menos do que duas. O Ubuntu (como todo software livre) é desenvolvido voluntariamente, de maneira colaborativa, por milhares de pessoas do mundo todo, enquanto o Windows® é desenvolvido por uma empresa privada cujos desenvolvedores são pagos e em número muito menor.

O Ubuntu é um conjunto de softwares, a maioria livre, ou seja, o código da maioria dos programas incluídos na distribuição pode ser lido, alterado, copiado e distribuído a terceiros por qualquer pessoa que queira se aprofundar e aprender com eles. O Windows® é um conjunto de softwares proprietários, cuja posse e execução são limitadas por cláusulas contratuais e licenças de uso, e cujo conteúdo não é disponibilizado, não pode ser alterado, copiado ou distribuído.

O Ubuntu é construído ao redor do GNU/Linux, um sistema que nasceu no, e para o, ambiente em rede, utilizando preferencialmente padrões abertos para todos os processos. O Windows® nasceu, originalmente, em um ambiente estanque de uma única máquina e um único usuário, ganhando depois funções de conectividade e tratamento multiusuário, o que o torna uma adaptação e não um produto desenvolvido para esse tipo de ambiente.

O Ubuntu é gratuito e está disponível para download na Internet. O Windows® é pago e qualquer “gratuidade”, ou é ilegal, ou limita de alguma forma as funcionalidades do sistema.

O Ubuntu é seguro porque os conceitos que nortearam o desenvolvimento do Linux (e dos softwares livres, em geral) sempre tiveram a segurança dos dados, dos usuários e dos sistemas como prioridades. O Windows® foi desenvolvido para ser bonito e aparentar agilidade, em detrimento da segurança que sempre foi relegada a segundo plano.

O Ubuntu não é afetado por vírus e invasões de maneira fácil. O Windows® é o principal alvo

Relacionados