instalac a o elevato ria

264 palavras 2 páginas


Sistema destinado a elevar a pressão da água em uma instalação predial de água fria, quando a pressão disponível na fonte de abastecimento for insuficiente, para abastecimento do tipo direto, ou para suprimento do reservatório elevado no caso de abastecimento do tipo indireto.

 Inclui

também o caso onde um equipamento é usado para elevar a pressão em pontos de utilização localizados.

 Uma

instalação elevatória consiste no bombeamento de água de um reservatório inferior para um reservatório superior.

 Na

definição do tipo de instalação elevatória e na localização dos reservatórios e bombas hidráulicas, deve-se considerar o uso mais eficaz da pressão disponível, tendo em vista a conservação de energia.



As instalações elevatórias devem possuir no mínimo duas unidades de elevação de pressão, independentes, com vistas a garantir o abastecimento de água no caso de falha de uma das unidades.

Nas instalações elevatórias por recalque de água, recomenda-se a utilização de comando liga/desliga automático, condicionado ao nível de água nos reservatórios.  Neste caso, este comando deve permitir também o acionamento manual para operações de manutenção.






A localização e a forma de instalação de instalações elevatórias devem ser definidas prevendo-se soluções destinadas a reduzir os efeitos da vibração e do ruído.
O consumo de energia em instalações elevatórias pode ser minimizado através de uma correta escolha da bomba, observando-se o tipo e características de desempenho segundo os condicionantes de projeto. 

Ainda no que concerne à economia de energia, deve-se considerar que o consumo de energia elétrica nos motores de bombas hidráulicas é função da potência demandada e do tempo de utilização.

Relacionados