Instalaçoes Eletricas

Páginas: 6 (1295 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013


Instalações
Elétricas




IFF – Núcleo Avançado de São João da Barra
Aluna: Juciany Gomes Pessanha
Turma: Eletromecânica Turno: Manhã
Prof: Eduardo






PROTEÇÃO DR

Interruptor Diferencial Residual - DR

O Interruptor Diferencial tem como função principal proteger as pessoas ou o patrimônio contra faltas à terra:
Evitando choques elétricos (proteção àspessoas)
Evitando Incêndios (proteção ao patrimônio)
O DR não substitui um disjuntor, pois ele não protege contra sobrecargas e curtos-circuitos. Para estas proteções, devem-se utilizar os disjuntores GE em associação.
Exigido o uso pela Norma Brasileira de Instalações Elétricas NBR 5410.

Princípio de Funcionamento

O DR funciona com um sensor que mede as correntes que entram e saem nocircuito (fig. 1). As duas são de mesmo valor, porém de direções contrárias em relação à carga.
Se chamarmos a corrente que entra na carga de +I e a que sai de -I, logo a soma das correntes é igual a zero (fig. 2).
A soma só não será igual a zero se houver corrente fluindo para a terra (fig. 3), como no caso de um choque elétrico. Instalação
O DR deve estar instalado em série com os disjuntores de um quadro de distribuição. Em geral, ele é colocado depois do disjuntor principal e antes dos disjuntores de distribuição.
Para facilitar a detecção do defeito, aconselha-se proteger cada aparelho com dispositivo diferencial. Caso isto não seja viável, deve-se separar por grupos que possuam características semelhantes.
Exemplo :circuito de tomadas, circuito de iluminação, etc.

















Redes monofásicas, bifásicas e trifásicas.













O Consumidor monofásico tem a entrada de energia em dois condutores, fase e neutro em 127 V, conhecido como 110V.
O bifásico recebe alimentação por três condutores, duas fases e um neutro. Entre as duas fases tem-se 220 V. Entrequalquer das fases e o neutro, 127 V, também conhecido como 110V+110V.
O trifásico recebe a alimentação por quatro condutores, três fases e um neutro. Entre quaisquer das fases tem-se 220 V. Entre qualquer fase e o neutro 127 V.


Interruptor Diferencial Residual
Símbolo:



O Interruptor Diferencial Residual (DR ou IDR) consiste em proteger o circuito contra fuga de corrente, choqueelétrico ou incêndio, funciona da seguinte maneira:
Todo o circuito elétrico, a corrente que entra, é igual á que sai, mas no sentido oposto, ou seja, as somas vetoriais das correntes se anulam. No entanto, quando há uma fuga de corrente para a terra, esta não volta pelo outro potencial do circuito.

Proteção DPS

Dispositivo de proteção contra surtos, ou "supressor de surto" é um dispositivodestinado a proteger os equipamentos elétricos contra picos de tensão geralmente causados por descargas atmosféricas na rede da concessionária de energia elétrica. Um DPS regula a tensão, fornecida a um dispositivo elétrico, em geral, absorvendo e também curto-circuitando para terra as tensões que ultrapassam um limite de segurança.
Muitas réguas de energia possuem proteção contra surtosembutidos (chamados de filtros de linha), que normalmente fica identificado de forma clara no produto. No entanto, por vezes, réguas de energia que não fornecem proteção contra surtos são erroneamente confundidos como filtros de linha.
Dispositivo de Proteção Contra Surtos. Tem a finalidade de proteger os circuitos contra sobrecargas de tensão, atuando em conjunto com o disjuntor do circuito. Aseguir temos o esquema de ligação:




 

Através deste layout podemos verificar a facilidade de instalação do mesmo e também entender o princípio do funcionamento, como pode ser observado o DPS não funciona isoladamente, ele necessita de um disjuntor ligado paralelamente, sendo assim o funcionamento fica desta forma:

Quando a tensão de entrada sofre uma elevação brusca e de alta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Instalações Elétricas
  • Instalações Elétricas
  • Instalaçoes eletricas
  • instalações eletricas
  • Instalações elétricas
  • Instalaçoes eletricas
  • Instalaçoes Eletricas
  • Instalações Eletricas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!