Instalaçoes eletricas residenciais

Páginas: 5 (1074 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA DA FUMEC



TRABALHO ESCRITO
SOBRE REPORTAGENS

LUMINOTÉCNICA

LAURA, LAURA, LUANNA E LETICIA


2º / 2012

REPORTAGEM 01
RAIO X DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RESIDENCIAIS

Estatísticas do Corpo de Bombeiros apontam que as instalações elétricas inadequadas, aparecem como uma das principais causas de incêndio no País, independente da região.Uma reportagem no programa Fantástico, da Tv Globo, do dia 09 de setembro de 2012, chamou a atenção do grupo, ao apontar que somente em 2012, já foram registrados 32 casos de incêndios em favelas de São Paulo, desses, 8 casos apenas no mês de agosto. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a maior causa desses incêndios é a precariedade nas instalações elétricas das favelas o que resulta em incêndiospor curto circuito, que se alastram rapidamente deixando a situação incontrolável.
Por isso nunca será demais afirmar que a estrutura dos sistemas elétricos merece ser cuidadosamente observada e compreendida, a fim de minimizar riscos e economizar energia.
Diariamente novos aparelhos eletrônicos vêm sendo lançados para trazer mais praticidade a vida dos usuários. O que não consideramos é queassim exigimos mais da eletricidade sem saber se nossas instalações elétricas estão preparadas para tantas novidades, já que estas, na maioria dos casos, não passam por nenhuma manutenção durante os anos. Pelo contrário, algumas delas estão em péssimas condições, seja por condutores subdimensionados ou sem proteção, por tomadas incompatíveis com a potência dos equipamentos ligados, e até mesmo porserem emaranhados de fios. Tudo isso compromete a segurança das instalações trazendo riscos altos para os moradores.
Entre os grandes problemas nas instalações elétricas desqualificadas, podemos citas três, de ocorrência mais comum. São elas:

• Condutores subdimensionados e sem proteção adequada:
A seção de um condutor depende da quantidade de corrente elétrica que ele irá receber. Alémdisso, quando a corrente circula, este condutor se aquece naturalmente, porém há um nível limite de aquecimento suportado por ele. Se esse valor é extrapolado, o fio começa a se deteriorar, expondo os condutores de cobre, assim podendo causar choques e incêndios.
Uma boa solução é instalar disjuntores ou fusíveis nos quadros de luz, assim, toda vez que os condutores começarem a se aquecerperigosamente, estes irão desligar automaticamente as instalações, evitando maiores problemas.

• Leigos realizando intervenções (reparos e modificações):
É comum os próprios usuários ou pessoas despreparadas, realizarem reparos nas instalações como acréscimos de circuitos, substituição de tomadas ou troca de chuveiros.
Nem sempre essas ações são feitas corretamente. Uma luminária, por exemplo. Émuito comum querermos trocar a lâmpada por uma que “ilumine mais”, o que não observamos é se o fio dentro dela tem a potência que a nova lâmpada precisa. Isso pode resultar em aquecimento térmico, assim o corpo da luminária poderá derreter ou a soquetes podem se degradar.

Em apartamentos em construção, normalmente as obras são executadas por construtoras e instaladoras, evitando esse problemainicial. Já algumas das residências unifamiliares, não há projetos específicos, e quando existem, o menor preço prevalece como uma das prioridades.

• Tomadas incompatíveis com a potência dos equipamentos:
As pessoas quando vão comprar tomadas, acabam optando pela de menor preço, sem ter conhecimento de que estas suportam menos corrente do que as outras. Uma tomada feita para suportar até10 A, se submetida a correntes maiores por um determinado tempo, irá derreter.
Outra grande causa de incêndios é sobrecarga de uma tomada, causando pelo famoso uso de benjamins. Isso ocorre pelo somatório de aparelhos ligados num mesmo circuito, e o resultado é o derretimento da isolação.

Projetos e responsabilidade técnica são primordiais para a qualidade das instalações elétricas. Com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Instalações Elétricas Residenciais
  • instalaçoes eletricas residenciais
  • INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RESIDENCIAIS
  • Apostila de Instalações Eletricas Residenciais
  • Trabalho de instalações elétricas residenciais
  • Atps Instalações Elétricas Residenciais
  • Memorial descritivo instalações elétricas residenciais
  • Adequação de instalações elétricas de um apartamento residencial conforme nbr 5410:2004

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!