instalações prediais

Páginas: 5 (1038 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
DomóticaO que é?
Com o propósito de melhorar a qualidade de vida, reduzir o trabalho doméstico, aumentar o bem-estar e a segurança em residências habitacionais, a Domótica, também conhecida como edifícios inteligentes, é uma área de aplicação que está a merecer um interesse crescente por parte de clientes particulares para a satisfação das suas necessidades pessoais, deixando de ser umexclusivo das empresas. Fazendo parte do ramo da automação industrial, este segmento da tecnologia tem procurado oferecer soluções que proporcionam maior conforto e, simultaneamente, reduzir no gasto de energia elétrica e de aquecimento.
Com esta nova técnica, torna-se possível a supervisão, controle e monitorização de equipamentos instalados na construção como, por exemplo, ar-condicionados, sistemasde iluminação, controle de abertura de portas/janelas, regulação de persianas e câmeras de segurança, sendo adaptável a todas necessidades. Recorrendo a sistemas como Internet e/ou telefones móveis, o utilizador pode ter acesso a todo o sistema, permitindo, por exemplo, controlar remotamente os equipamentos instalados na habitação, visionar imagens de câmeras de segurança e ainda fazertransferências de documentos armazenados em uma base de dados.
Esta tese de mestrado visa a construção de um módulo multifuncional, de baixo custo, e de fácil manuseamento e instalação, com capacidades de monitorar e controlar diferentes sensores e atuadores. Deverá ser capaz de executar programas lógicos e simbólicos remotamente enviados.
Sensores
Os sensores são um componente imprescindível para osistema domótico do edifício, dado que proporcionam a informação necessária para supervisionar e controlar o seu meio envolvente. Entre os sensores mais importantes para a domótica, contam-se os interruptores magnéticos que controlam principalmente o estado das janelas, portas e bandeiras. Indicam se uma abertura do edifício está aberta ou fechada, bloqueada ou desbloqueada e contribuem, deste modo,para uma maior segurança e eficiência.
Aplicação em automação residencial
A domótica utiliza vários elementos, que normalmente são independentes, de uma forma sistêmica. Vai aliar as vantagens dos meios eletrônicos aos informáticos, de forma a obter uma utilização e uma gestão integrada dos diversos equipamentos de uma casa.
A Domótica vem tornar a vida mais confortável, mais segura e até maisdivertida. Vem permitir que as tarefas mais rotineiras e aborrecidas sejam executadas automaticamente. No manuseamento do sistema poderá fazê-lo de acordo com as suas próprias necessidades. Poderá optar por um manuseamento mais ou menos automático. O toque num botão é suficiente para executar simultaneamente todas as funções que necessita: o cenário de iluminação desejado é ativado, os estoresdescem, e o sistema de aquecimento proporciona uma temperatura agradável, etc.
Enquanto que numa instalação eléctrica convencional tem que decidir antes da construção, exatamente como e por quem vão ser instalados os sistemas técnicos do edifício, no âmbito da gestão inteligente, todas as funções podem ser alteradas e ampliadas em qualquer altura, sem a habitual confusão e sem ter que passar cabosnovos.
Iluminação: Juntamente com sensores de movimento e sensores crepusculares, a iluminação de uma divisão que se encontre vazia já não fica acesa. O cliente não precisa de se preocupar em encontrar o interruptor do quarto às escuras, e as luzes exteriores acendem automaticamente quando começa a escurecer.O consumo de energia pode ser optimizado tendo em conta a presença/ausência de pessoasnuma determinada divisão, hábitos e horários de cada um.
Tomadas: Algumas das tomadas podem ser concebidas para possibilitar a instalação de (por exemplo) candeeiros. No caso dos quartos, os candeeiros das mesas-de-cabeceira podem ficar ligados a tomadas deste género, podendo assim ser controlados através de um telecomando ou por um botão perto da porta. Nas salas podem ser criados diferentes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Instalações prediais
  • Instalações Prediais
  • Instalações prediais
  • instalações prediais
  • instalações prediais
  • Instalações prediais
  • Instalações prediais
  • Instalaçoes prediais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!