INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS

Páginas: 21 (5029 palavras) Publicado: 22 de julho de 2014







RESUMO CAPÍTULO 9
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS
6a. edição, ed. LTC , Autor: João Mamede Filho




































CASCAVEL 2013

INTRODUÇÃO
Os materiais elétricos, equipamentos e dispositivos constituem fatores determinantes no desempenho de uma instalação elétrica industrial, pois se não especificados adequadamentepodem acarretar sérios riscos a instalação. Será abordado os elementos mínimos necessários para a especificações de vários ateriais e equipamentos empregados mais comumente nas instalações elétricas industriais, o estudo dos materiais e equipamentos abordados será sucinto. Materiais e equipamentos não especificados adequadamente podem acarretar sérios riscos à instalação, bem como comprometê-la sobo ponto de vista de confiabilidade, além, é claro, dos prejuízos de ordem financeira com a paralisação temporária de alguns setores de produção.o que se pretende é fornecer ao projetista os elementos mínimos necessários para a especificação de vários materiais e equipamentos empregados mais comumente nas instalações elétricas industriais, assim como descrevê-los de modo sumário, de tal sorte queseja facilitada a elaboração correta da relação de material para a obra.














1 - ELEMENTOS NECESSARIOS PARA ESPECIFICAR
Para se proceder à especificação de materiais e equipamentos, é necessário conhecer os dados elétricos em cada ponto da instalação, bem como as características do sistema. De modo geral, as grandezas mínimas que caracterizam um determinado equipamentoou materiais podem ser assim resumidas: Tensão nominal; Corrente nominal; Frequência nominal; Potência nominal; tensão suportável de impulso; Capacidade de corrente simétrica e assimétrica de curto-circuito.


2 - MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

Foi elaborado um diagrama unifilar para melhor entendimento da especificação referente a uma instalação elétrica industrial, contendo os principaismateriais, equipamentos e dispositivos que devem ser especificados sumariamente em função das características de cada ponto do sistema onde estão localizados.
As características do sistema são:
. tensão nominal primária: 13,80 kv;
. tensão nominal secundária: 380 kv;
. tensão de fornecimento: 13,80 kv;
. potência simétrica de curto-circuito no ponto de entrega (ponto A): 250 MVA;
. tensãosuportável de impulso: 95 kV;
. tensão máxima de operação entre fase e terra: 12 kV;
. capacidade de transformação: 2 X 750 kVA;
. corrente de curto-circuito simétrica no ponto B: 40 kA;
. corrente de curto-circuito simétrica no ponto C: 20 kA;
. motores:
Ml : 50 cv - 380 V/TV pólos, do tipo rotor em curto-circuito;
M2: 75 cv - 380 V/TV pólos, do tipo rotor em curto-circuito;
M3 : 1 00 cv - 3 80V/IV pólos, do tipo rotor em curto-circuito;
M4: 125 cv - 380 V/IV pólos, do tipo rotor em curto-circuito;
M5: 200 cv - 380 V/IV pólos, do tipo rotor em curto-circuito.
. cargas:
iluminação: 100 kVA;
outras cargas: 630 kVA.


3 – PARA-RAIO DE DISTRIBUIÇÃO A RESISTOR NÃO LINEAR

É um equipamento destinado à proteção de sobretensão provocada por descargas atmosféricas ou por chaveamento narede. São as seguintes as características fundamentais de um pára-raios, definidas pela ABNT.

A) TENSÃO NOMINAL: É a máxima tensão eficaz, de frequência nominal, aplicável entre os terminais do pára-raios e na qual este deve operar corretamente.

B) FREQUENCIA NOMINAL: É a frequência utilizada no projeto do para-raios, que deve coincidir com a frequência da rede a qual será ligado.

C)CORRENTE DE DESCARGA NOMINAL: É o valor de crista da corrente de descarga com forma de onda de 8/20 lis, utilizado para classificar um pára-raios. E também a corrente de descarga para iniciar a corrente subsequente no ensaio de ciclo de operação.

D) CORRENTE SUBSEQUENTE: É a corrente fornecida pelo sistema que percorre o pára-raios depois da passagem da corrente de descarga.

E) TENSÃO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Instalações Elétricas Industriais
  • Instalações eletricas industriais
  • Instalações eletricas industriais
  • Instalações Elétricas Industriais
  • Instalações elétricas Industriais
  • RELATORIO DE INSTALAÇÕES ELETRICAS INDUSTRIAIS
  • Instalações elétricas industriais
  • Instalações elétricas industriais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!