instalações de sistemas eletricos prediais

Páginas: 6 (1299 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
 ESCOLA (......)
nome:








TRABALHO DE HISTÓRIA
REVOLTAS REGENCIAISCUBATÃO
06/11/2014
Introdução
O trabalho fala sobre as Revoltas Regenciais, que foram as rebeliões que ocorreram em várias regiões do Brasil durante o Período Regencial (1831 a 1840). Aconteceram em função da instabilidade política que havia no país (falta de um governo forte) e das condições de vida precárias dapopulação pobre, que era a maioria naquele período.
























ONDE OCORREU
SABINADA: ocorreu na Bahia e se estendeu entre os anos de 1837 e 1838.
BALAIADA: ocorreu no maranhãoe se estendeu entre os anos 1838 e 1840.
FARROUPILHA: Ocorreu na província de São Pedro do Rio Grande do Sul, entre 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845. 
CABANAGEM: ocorreu entreos anos de 1835 e 1840 na província do Grão-Pará.
LÍDERES
SABINADA: seu líder foi o jornalista e médico Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira.
BALAIADA: seu lider foi Raimundo Gomes.
FARROUPILHA: seus lideres foram Bento Gonçalves e Antônio de Souza Neto
CABANAGEM: seus lideres foram Padre João Batista Gonçalves Campos e o jornalista Vicente Ferreira Lavor Papagaio.
CAUSAS
SABINADA: Osrevoltosos eram contrários às imposições políticas e administrativas impostas pelo governo regencial. Estavam profundamente insatisfeitos com as nomeações de autoridades para o governo da Bahia, realizadas pelo governo regencial. O estopim da revolta ocorreu quando o governo regencial decretou recrutamento militar obrigatório para combater a Guerra dos Farrapos, que ocorria no sul do país.BALAIADA: O movimento teve dois tipos de causas principais, econômicas e políticas. O primeiro tipo deve-se, sobretudo à grave crise econômica da província, causada, sobretudo pela queda dos preços do algodão, que enfrentava grande concorrência da produção estado-unidense, e também pela saturação de mão-de-obra pecuária, o que deixou muitos desempregados, sobretudo entre os mais pobres. Já a causapolítica principal foi a o avanço conservador sobre os liberais, visando desestabilizar suas bases de apoio.

FARROUPILHA: Descontentamento político com o governo imperial brasileiro. Busca por parte dos liberais por maior autonomia para as províncias. Revolta com os altos impostos cobrados no comércio de couro e charque, importantes produtos da economia do Rio Grande do Sul naquela época. Osfarroupilhas eram contários a entrada (concorrência) do charque e couro de outros países, com preços baratos, que dificultada o comércio destes produtos por parte dos comerciantes sulistas.

CABANAGEM: Embora por causas diferentes, os cabanos (índios e mestiços, na maioria) e os integrantes da elite local (comerciantes e fazendeiros) se uniram contra o governo regencial nesta revolta. O objetivoprincipal era a conquista da independência da província do Grão-Pará. Os cabanos pretendiam obter melhores condições de vida (trabalho, moradia, comida). Já os fazendeiros e comerciantes, que lideraram a revolta, pretendiam obter maior participação nas decisões administrativas e políticas da província.

FATOS PRINCIPAIS
SABINADA: Com o apoio de vários integrantes do exército, os revoltosos foram paraas ruas e tomaram vários quartéis militares. No dia 7 de novembro de 1837, tomaram o poder em Salvador (capital). Decretaram a República Bahiense, que, de acordo com os líderes da revolta, deveria durar até D.Pedro II atingir a maioridade.

FARROUPILHA: Em setembro de 1835, os revolucionários, comandados por Bento Gonçalves, tomaram a cidade de Porto Alegre, forçando a retirada das tropas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Instalações prediais de sistemas de gás
  • INSTALAÇÕES ELÉTRICAS: dimensionamento de proteção dos circuitos elétricos, sistemas de automação predial e eficiência...
  • instalações prediais
  • Instalações prediais
  • Instalações Prediais
  • Instalações prediais
  • instalações prediais
  • instalações prediais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!