Instalação de gás

Páginas: 27 (6699 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
CBMSC – NSCI/94 – CAPÍTULO VII – Instalações de Gás Combustível Canalizado

CAPÍTULO VII Instalações de gás combustível canalizado (Gás Centralizado) Art. 84 - As instalações de Gás deverão ser apresentadas em projeto de segurança contra incêndios, constando no mesmo: locação, planta baixa e cortes; detalhes construtivos da canalização (gambiarra, rede de distribuição interna primária esecundária), Abrigo dos Medidores Central de Gás; Esquema isométrico (em escala ou cotado); Planilha de cálculo para o dimensionamento das canalizações e da Central de Gás. Art. 85 – O Gás utilizado em aparelhos técnicos de queima, como combustível para fins industriais ou domésticos (produção de energia, aquecimento, cocção, secagem de roupas, iluminação e outros), obedecerá ao que preceitua estecapítulo.

SEÇÃO I Tipo de Instalações Art. 86 - As instalações de Gás combustível, para as edificações referidas no capítulo III, serão as do tipo apresentadas abaixo: I - Instalação Industrial: a que utiliza tanque de armazenamento com capacidade a um só consumidor e que se destina a atender o consumo mensal superior a 600 kg; II - Instalação Especial: aquela cujos recipientes têm a capacidade decarga individual não superior a 200 kg, podendo servir a um ou mais consumidores e que é destinada a atender o consumo mensal até 600 kg; III - Instalação Coletiva: a que atender a vários consumidores em conjunto, utilizando tanques fixos ou baterias de cilindros de 45 kg ou 90 kg; IV - Instalação Doméstica: aquela cujos recipientes têm capacidade de carga individual não superior a 45 kg e que sedestina a atender o consumo mensal até 200 kg. V - Instalação pública: aquela cuja alimentação é feita diretamente da rede de distribuição pública. Parágrafo único - As denominações referidas nos itens anteriores, devem entender-se como “instalação tipo”, o que significa que uma indústria pode utilizar uma instalação doméstica, do mesmo modo que um particular pode servi-se de uma instalação especialou de quaisquer combinações que satisfaçam os demais requisitos.

SEÇÃO II Central de gás Art. 87 - Central de gás é a denominação dada ao local em que as instalações - tipos são montadas para consumo. Art. 88 - A Central de Gás poderá utilizar gás armazenado em tanques estanques (de superfície ou subterrâneo) ou em baterias de cilindros. § 1º - Os tanques ou cilindros serão ligados à rede dedistribuição primária por meio de gambiarra que disporá de válvulas de paragem de fecho rápido para cada bateria. § 2º – As Centrais que usarem cilindros, terão estes ligados ao “tredolet”, através de “pigtail” de cobre ou borracha, com diâmetro aproximado de 6,4 mm. § 3º - Em cada “tredolet” haverá uma válvula de retenção. Art. 89 - A central deverá apresentar conjunto para controle e manobra.
26 CBMSC – NSCI/94 – CAPÍTULO VII – Instalações de Gás Combustível Canalizado

§ 1º - O detalhe construtivo do conjunto deve atender às seguintes características: a) O abrigo com as dimensões mínimas de 0,30 x 0,60 x 0,20m, devendo ser instalado a uma altura mínima de 1,00m do piso externo e sobreposto na própria parede da central de gás; b) Dispor de aberturas para ventilação na parte inferirdo abrigo e/ou nas laterais; c) Tampa do abrigo em vidro temperado com espessura máxima de 2mm, com os seguintes dizeres: “EM CASO DE INCENDIO, QUEBRE O VIDRO E FECHE O REGISTRO”, em letras nas cores amarelas e nas dimensões: traço com 0,5 cm e moldura com 2 x 3 cm; d) A tampa poderá ser estanque ou com sistema de fechamento através de chaves; e) Admite-se o emprego de vidro comum na tampa doabrigo, desde que atenda aos requisitos: 1) atender as características e especificações anteriores; 2) não possuir massa de vedação; 3) ser fixado somente em quatro pontos; 4) acrescentar a seguinte inscrição: “CUIDADO VIDRO ESTILHAÇANTE”, em letras nas cores amarelas e nas dimensões: traço de 0,2 cm e moldura 1 x 2 cm, sendo que o espaço vertical deverá ser maior entre textos. § 2º - Neste abrigo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Instalação de gás residencial
  • Instalação predial-gas natural
  • tcc cia de instalação de gás glp
  • Analise dos impactos socioeconômicos de uma instalação de uma usina termoelétrica a gás natural
  • instalaçao
  • Instalaçao
  • instalação
  • Instalação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!