Inspeção e periciamento veicular

597 palavras 3 páginas
1. Faça a leitura do artigo O acidente de trânsito é necessário ou contingente? De autoria de Julyver Modesto de Araujo, disponível no site . Acesso em: 27 maio 2012.
Faça um resumo (2,5 pontos) e um comentário crítico, concordando ou não com o autor. (2,5 pontos).
Resposta 1
Fazer a releitura de expressões comumente usadas fazem sentido quando se trata da expressão “ Acidente de Trânsito” que é interpretada como acontecimento casual, fortuito e imprevisto ( conceito retirado do Dicionário Aurélio) uma vez que é usada pelo envolvido como um pedido de desculpas.
Há necessidade de avaliarmos o modo como encaramos os acidentes; meras fatalidades, ocorrência esta que independe da vontade humana, ou simplesmente individualismo e irresponsabilidade?
A palavra acidente é usada sem preocupação com o fato realmente ocorrido, como em uma colisão em ultrapassagem na faixa continua ou sem visibilidade onde claramente houve irresponsabilidade, ação que reflete a intenção do motorista que fazia a ultrapassagem, podendo ter escolhido se ultrapassava ou não nessas condições o ato deixa de ser um imprevisto e a palavra acidente deixa de fazer sentido. Os acidentes deveriam ser tratados por “Desastre” assim tendo realmente o significado correto, já que muitas vezes por ato impensado acabam em situação funesta e sempre dolorosa.

2. Faça a leitura do artigo Análise de acidentes em cruzamentos não sinalizados de autoria de Plínio Lúcio Machado Tourinho Júnior, disponível na midiateca e no site, disponível em: . Acesso em: 27 maio de 2012, e dentro do que você já estudou sobre a perícia em acidente de trânsito, dê seu parecer sobre os acidentes de trânsito na área urbana (de maior circulação de veículos) onde os envolvidos retiram os veículos para dar fluidez ao tráfego.
Faça uma análise acerca dos prejuízos atribuídos a um cidadão que se envolve em acidente e acaba, por vezes, tendo prejuízos, em virtude da retirada dos veículos do exato local onde houve o fato. (5 pontos)

Relacionados

  • Inspeção e periciamento veicular
    937 palavras | 4 páginas
  • Inspeção e periciamento veicular
    738 palavras | 3 páginas
  • Inspeção e periciamento veicular
    675 palavras | 3 páginas
  • Leia atentman
    723 palavras | 3 páginas