Inspenção sanitaria

Páginas: 4 (837 palavras) Publicado: 24 de março de 2011
INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ
ENSINO A DISTÂNCIA
PÓLO SANTANENSE
TECNÓLOGO DE GESTÃO EM SAÚDE

Curso: Tecnólogo em Saúde Publica
Aluna: Martinha Pereira da Silva
Matrícula: 2008305178Disciplina: Inspeção Sanitária
Professora: Rildo de Sousa Santos
Tutora a Distância: Diany Suelem Mota Barbosa
Data: 20/10/2010
Tarefa 01

INSPEÇÃO SANITÁRIA (TAREFA 1)

ATUAÇÃO DA VIGILÂNCIA SANITARIANO BRASIL

A Vigilância Sanitária é um órgão que presta um grande serviço à saúde de todos nós, basta dizer que abrange uma grande gama de produtos e serviços e atua em áreas como: alimentos,medicamentos, vacinas, hospitais, laboratórios, portos aeroportos e estações fronteiriças.
Criada no século XVIII com objetivo de observar e coibir o exercício de certas atividades profissionais,principalmente o charlatanismo, fiscalizar embarcações, cemitérios e área de comércio de alimentos. Com as descobertas no campo da bacteriologia e terapêuticos no final do século XIX, houve uma reestruturaçãona Vigilância Sanitária. Já na década de oitenta houve uma grande participação popular representada por entidades de diversos seguimentos da sociedade isso proporcionou um novo conceito de VigilânciaSanitária, em conformidade com a carta magna.
Sabe-se que desde o nascimento das cidades na idade antiga que são registrados as preocupações com a Vigilância Sanitária. Não se sabia de que forma eramcontaminados por doenças como: cólera, varíola febre tifóide entre outras, sabia-se apenas que a água era uma grande fonte de contaminação, isto culminou com estudo por especialistas voltados para aágua.
A história da vigilância se confunde com a própria história do Brasil, o medo da doença e da morte, relatos de tragédias e heroísmos, de conquistas, desafios e perdas. A população era tratadacom violência em relação à saúde pública.
A partir da Lei 8.080/1990 surge uma nova definição após a reforma sanitária, abrangendo fatores de risco assumindo o papel de promover, proteger, recuperar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inspenção
  • Sanitaria
  • Inspenção de segurança
  • Inspençao de segurança
  • Inspenção predial
  • vigilancia sanitaria
  • REFORMA SANITÁRIA
  • Inspencao nao intrusiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!