Inspeção escolar em minas gerais: função, atuação, desafios.

Páginas: 25 (6232 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2011
INSPEÇÃO ESCOLAR EM MINAS GERAIS: FUNÇÃO, ATUAÇÃO, DESAFIOS.

FERNANDA GONÇALVES DA SILVA NASCENTES1

RESUMO: o presente estudo teve por intuito de mostrar o trabalho das inspetoras escolares da SRE. Diante do crescimento que a o serviço de inspeção vem sofrendo a cada dia faz-se necessário um estudo para que sejacada vez mais mostrado que o serviço de inspeção vai muito além da de vigiar. O estudo se baseou em três momentos, o primeiro se concretizou por meio de uma pesquisa bibliográfica sobre a inspeção nos tempos passados. O segundo passo foi verificar o que os documentos trazem a respeito do serviço de inspeção e por fim um pesquisa de campo no intuito de observar o trabalho delas na SRE e nasescolas.

PALAVRAS-CHAVE: Escola. Inspeção escolar. Educação. Inspetora.

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema a organização, a filosofia de trabalho e a forma de atuação do serviço de inspeção escolar do Estado de Minas Gerais, a partir da Superintendência Regional de Patos de Minas.
A Inspeção escolar trata de uma nova abordagem de conceitos comolideranças, interesses, necessidades, motivação, cooperação e organização, tais atividades podem ser consideradas como ligadas aos resultados da execução e têm como finalidade administrar e corrigir o executado. O Inspetor Escolar é que exerce um papel de competência e responsabilidade acompanhando apoiando supervisionando controlando e avaliando as instituições escolares.
O Estado de MinasGerais possui 47 Superintendências de Ensino, o município de Patos de Minas é atingido pela 28º Superintendência Regional. Ela atende 14 municípios e um total de 70.647 alunos de escolar municipais, estaduais e particulares. O serviço de Inspeção de Patos de Minas conta com a participação de 11 inspetores, os quais atendem entre 10 a 11 escolas cada.
O serviço de Inspeção Escolar noEstado de Minas Gerais está devidamente organizado para cumprir com sua missão? Há orientações locais que disciplinem esse serviço?
Qual é a visão de escola e de controle desse serviço? Quais são as incumbências e a forma de atuação dos profissionais?
Através de tais indagações, poderemos estabelecer uma conexão com o Serviço de Inspeção nos anos 80. Nesta época não existia umaestrutura consistente, haviam problemas de definição e organização institucionais, alem da fragilidade da infra-estrutura do sistema em geral. Diante das problematizações, poderá estabelecer uma ponte do serviço de inspeção atual ente e o serviço de inspeção nos anos 80. Perceberá a partir deste estudo as evoluções, o preparo e as relações existentes nesses dois períodos da Inspeção Escolar.Este trabalho é de suma importância para o mio acadêmico e a comunidade pois dá possibilidade de conhecer o que é o serviço de inspeção escolar. Para nós pedagogos este trabalho nos proporcionará uma detenção de conhecimento maior no que diz respeito a este serviço.

2. REFERENCIAL TEÓRICO
1. Histórico da Inspeção Escolar

A Inspeção Escolar teve sua origem há muito tempo.Através de pesquisas e estudos das origens e da evolução histórica pode-se descobrir o caminho percorrido pela Inspeção até hoje. Durante esse estudo é possível entender o aparecimento, a forma e as condições de funcionamento da Inspeção Escolar. Ela sempre existiu em empresas e em atividades sociais, pois sempre houve necessidade de supervisionar atividades realizadas para que houvesse umaestimulação, orientação e correção a fim de se concretizar em os objetivos propostos.
A Inspeção Escolar é dividida em três períodos; são eles: Confessional, de transição e o período técnico-pedagógico. O primeiro período se dá pela influência que a religião exercia. A inspeção nessa época era realizada pelo bispo. No segundo período, a influência religiosa perde forças devido ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FUNÇÃO, ATUAÇÃO E DESAFIOS DA INSPEÇÃO EDUCACIONAL EM SANTANA DO IPANEMA
  • Jogos Escolares De Minas Gerais
  • Inspeção escolar
  • Inspeção escolar
  • Inspeção escolar
  • Inspeção escolar
  • Inspeção Geral
  • Inspeçao escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!