Insetosxfungos

1976 palavras 8 páginas
ARTIGOS TÉCNICOS
Os fungos no controle de insetos
Agentes de controle biológico, referidos como doenças dos insetos e ácaros, são microorganismos que estão na natureza e, dependendo das condições do meio ambiente, podem realizar um trabalho estupendo na regulação de pragas dos grupos dos insetos e ácaros. São vulgarmente denominados inseticidas microbianos, biopesticidas, agentes entomopatogênicos ou simplesmente entomopatógenos.

Algumas espécies já são muito conhecidas pelos agricultores e se tornaram praticamente obrigatórias para cultivos atacados por lagartas e para aqueles que adotam o manejo ecológico de pragas, tanto nos sistemas convencionais de cultivo como nos especiais como cultivo mínimo, plantio direto, os de ambientes protegidos e orgânico. Apresentam-se em formulações práticas e comerciais como os inseticidas padrões. O exemplo de destaque é o Bacillus thuringiensis, o Bt, vendido com os nomes Dipel, Bacontrol, EcotechPro, etc, cujo emprego não tem restrições quanto a prazos de carência, toxicidade ao homem e seletividade a inimigos naturais.

A ocorrência natural da maioria dos biopesticidas depende fortemente de altas densidades da praga hospedeira, constituindo-se num obstáculo para se ver benefícios à primeira vista pelos agricultores. Muitas vezes os danos já aconteceram quando surge uma epizootia (infecção generalizada da população numa área extensa de cultivo) de determinado agente entomopatogênico. Alguns nem ocorrem naturalmente, como é o caso do próprio Bt, que necessita de formulação artificial e de ser aplicado inundativamente por pulverização - como um agrotóxico qualquer - para atingir toda uma população de insetos quando estes ingerirem o produto sobre as folhas. Neste caso o patógeno não é dependente de densidade, da abundância da praga na lavoura, para funcionar bem, mas não se propaga por si só para safras futuras na mesma área.

Os inseticidas microbianos são divididos em 3 grandes grupos principais, baseados em fungos,

Relacionados