Insetos transmissores de doenças

Páginas: 8 (1867 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2012
Introdução
Insetos sugadores e vetores de fitopatógenos, além de causar dano direto às plantas, devido à sucção de seiva, e danos indiretos transmitindo fitopatógenos capazes de causar redução significativa na produção ou mesmo à morte de plantas jovens.
Também há insetos que estão associados à ocorrência de moléstias, devido a injúrias que causam nos tecidos vegetais pelos hábitos alimentaresou de postura, favorecendo a penetração de patógenos.
A grande maioria desses patógenos é perpetuada por meio de material vegetativo infectado, entretanto, algumas doenças causadas por vírus, bactérias e fitoplasmas têm nos insetos vetores uma importante forma de propagação e perpetuação dentro das culturas.
Estes patógenos transmitidos por insetos vetores são considerados importantes fatoresde natureza fitossanitarias que afetam o vigor e longevidade das plantas, diminuem a produção e reduzem a cotação do produto no mercado.
O tempo entre a transmissão por vetores ou multiplicação e o estabelecimento de sintomas pode ser bastante variável sendo que somente a identificação de plantas sintomáticas no campo é insuficiente para quantificar a disseminação dos patógenos. Além disso, emfunção da variação temporal nas expressões de sintomas, árvores infectadas ao mesmo tempo podem expressar sintomas em diferentes períodos (Gottwaldet al., 2006).










Enfezamento vermelho (fitoplasma) e enfezamento palido (Spiroplasma kunkelii)
O enfezamento vermelho e pálido causados respectivamente por molicutes fitoplasma e Spiroplasma kunkelii, onde a disseminação é feita pela acigarrinha do milho a qual se destaca como principal vetor a espécie Dalbulus maidis (DeLong & Wolcott) (Hemiptera: Cicadellidae), a presença do enfezamento, ocasiona redução de altura de plantas diminuição da produção provocando redução no rendimento e na qualidade dos grãos na cultura do milho.
O ataque começa nas folhas mais velhas em seguida nas folhas mais jovens, na medida em que sãoemitidas pelas plantas, ocorrem em diversas regiões do estado brasileiro tendo maiores problemas com o enfezamento vermelho. Nas condições brasileiras, o pico populacional do vetor ocorre nos meses de março e abril, favorecendo a disseminação do patógeno e a elevada freqüência da doença na safrinha.
D. maidis apresenta alto potencial biótico e migra a longas distancias colonizando campos de milhorecém germinados, transmissão dos fitopatógenos ocorre em menos de uma hora, essa cigarrinha causa danos diretos pela a sucção de seiva dos adultos e ninfas.
A cigarrinha do milho (dalbulus maidis) medem cerca de 4mm de comprimento, seu abdome tem coloração palha com manchas negras, alimentam-se de preferência do cartucho do milho, ovipositam dentro do tecido da nervura central da folha, possuempostura endofitica podendo colocar cerca de 14 ovos por dia, ninfas são de coloração palha e passam por cinco mudas até chegarem a fase adulta.
Uma das principais característica desse inseto é a presença de duas fileiras de espinhos nas tíbias do terceiro par de pernas
Vermelhão e Mosaico das Nervuras, ou azulão
O pulgão do algodoeiro, Aphis gossypii, é um inseto de tamanho pequeno, medindo cercade 1,3 mm de comprimento e de coloração variável do amarelo-claro ao verde escuro e temos o pulgão verde (Myzus persicae) tem cerca de 2 mm de comprimento e apresentam coloração verde.Vivem sob as folhas e brotos novos das plantas sugando a seiva na parte inferior da folha. A capacidade de reprodução desses insetos é por partenogênese, isto é, sem a participação do macho. É uma das primeiraspragas que ocorrem no algodoeiro, podendo ser presenciada logo após a germinação das plantas, em diferentes épocas do ano.
Os pulgões são vetores de duas viroses para o algodoeiro conhecidas como Vermelhão e Mosaico das Nervuras, ou azulão.

O Vermelhão é uma virose que deixa as folhas com áreas avermelhadas entre as nervuras, que permanecem verdes. As folhas mais afetadas são as do terço...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Agua Como veiculo transmissor de doenças
  • Beijo como transmissor de doenças
  • Água como veículo transmissor de doenças
  • Doenças transmitidas por insetos
  • doenças transmitidas por insetos
  • Doenças transmitidas por insetos
  • Monitoramento de Doenças Provocadas por Vetores Transmissores
  • Transmissores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!