Inserção da mulher no mercado de trabalho

Páginas: 7 (1649 palavras) Publicado: 18 de dezembro de 2012
Inserção da mulher no mercado de trabalho


A partir do século XVII o movimento feminista passou a adquirir um caráter político e as mulheres, que antes deveriam exercer apenas o papel de boa dona do lar, esposa e mãe, começa a lutar por direito de igualdade numa sociedade em que os homens dominavam o mercado de trabalho. A participação das mulheres no mercado de trabalho somente surge com asI e II Guerras Mundiais (1914 – 1918 e 1939 – 1945) onde elas se vêem diante da necessidade de sustentar a família, visto que seus maridos haviam ido para a Guerra, assumindo assim os negócios que antes eram realizados por eles.
No momento em que as mulheres começam a ser inseridas no mundo do trabalho elas não são valorizadas e não tem boa aceitação por parte da sociedade:

[...] As queficavam viúvas, ou eram de uma elite empobrecida, e precisavam se virar para se sustentar e aos filhos, faziam doces por encomendas, arranjo de flores, bordados e crivos, davam aulas de piano etc. Mas além de pouco valorizadas, essas atividades eram mal vistas pela sociedade. (PROBST, 2003, p.1).

Segundo Rousseau (Rousseau, 1992), os homens "seriam mais aptos à vida pública, ao Trabalho e àsatividades intelectuais" e a mulher era "dotada de características físicas e morais, como a passividade e a subordinação, condizentes com as funções maternas e a vida doméstica" e que se deviam instruir as meninas para a formação de um caráter submisso e passivo, condição para o sucesso do casamento e da vida familiar. Ele assegurava que, se a classe feminina não conseguisse cumprir a tarefa quepara ela estava reservada, "era preciso criar o hábito da obediência, através da disciplina e do constrangimento constantes", ou seja, ele defendia a tese da violência contra a mulher, com a defesa de domesticá-la. Pode-se analisar que o avanço da inserção da mulher não seguiu de uma política de reconhecimento do trabalho por ela desempenhado.
O zelo com os filhos, marido e casa ainda continuavasendo de inteira responsabilidade das mulheres, gerando assim a dupla jornada. Nos dias atuais se pode notar ainda essa situação, pois as mulheres, que apesar de se dedicarem ao trabalho da mesma forma que o homem, quando retornam para casa, de uma maneira natural, elas dedicam-se também intensamente ao trabalho doméstico. Sobretudo, por as mulheres estarem se destacando no mundo dos negócios, emalguns lares está ocorrendo uma troca de funções, onde os homens assumem a responsabilidade da casa e dos filhos para as mulheres irem à busca da renda familiar:

[...] o século XX mostrou a chamada inversão de papéis, ou seja, as mulheres conquistando maior destaque no competitivo mundo dos negócios e os homens, por sua vez, assumindo a manutenção do lar e o cuidado com as crianças. (PROBST,2003, p.7).


Porém, a cultura de que os homens é que mandam e as mulheres são subordinadas é muito antiga e para ela ser totalmente dissolvida são necessário tempo e novas conscientizações dos paradigmas em relação à distinção dos sexos. Segundo Marx e Engels (2000), na esfera familiar ocorreria uma relação muito importante entre a dominação de classe e a dominação de gênero, e só seriapossível ocorrer a superação delas a partir da intensa e completa transformação social, através da socialização dos meios de produção.

A família individual moderna está baseada na escravidão doméstica, transparente ou dissimulada, da mulher (...) é o homem que, na maioria dos casos, tem de ser o suporte, o sustento da família, pelo menos nas classes possuidoras, e isso lhe dá uma posição de dominadorque não precisa de nenhum privilégio legal específico. Na família, o homem é o burguês e a mulher representa o proletariado. (ENGELS, 2000, p.80.)

Marx e Engels (2000) diziam que a burguesia usava as mulheres como propriedade privada, mas de acordo com os ideais de Engels (2000), elas deveriam ser tratadas como humanos e não como objeto.
Vários fatores influenciaram na participação e no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A inserção da mulher no mercado de trabalho
  • Inserção da mulher no mercado de trabalho
  • A INSERÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO
  • Inserção da mulher no mercado de trabalho
  • O MERCADO DE TRABALHO E A INSERÇÃO DA MULHER
  • A inserção da mulher negra no mercado de trabalho
  • A relação da família na escolha da mulher em sua inserção no mercado de trabalho
  • A inserção dos Jovens no mercado de trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!