INSATISFAÇÕES POPULARES NO BRASIL

Páginas: 12 (2888 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014







SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
KARLA RENNYELE PEREIRA DOS SANTOS















Insatisfações populares no brasil




















Goiânia
2014

KARLA RENNYELE PEREIRA DOS SANTOS

















Insatisfações populares no brasil








Trabalho apresentado as disciplina de FormaçãoSocial, Histórica e Política do Brasil; Antropologia; Acumulação Capitalista e Desigualdade Social; e Metodologia Científica, ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná. Prof. Gleiton Lima, Giane Albiazzetti, Rosane Malvezzi e Rodrigo Trigueiro.

















Goiânia
2014
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4
1. INSATISFAÇÕES POPULARES NO BRASIL 5
CONCLUSÃO 11REFERÊNCIA 12


INTRODUÇÃO


Que impacto as manifestações populares ocorridas no Brasil teve? Essa é uma pergunta que não quer calar. Mas sabemos que essas manifestações mexeram com a população que já estava conhecida como adormecidos, o povo acordou e foi pra rua, protestaram, gritaram e reivindicaram seus direitos, mostrando para os governantes a insatisfação sobre toda roubalheiraque estava acontecendo no país. Essas manifestações ficarão pra sempre na historia do Brasil, e já virou até títulos de músicas de cantores como Seu Jorge, Tom Zé e Capital Inicial, inspirou também temas de exposições em museus de São Paulo através de telas, e até ganhou espaço em cenas de filme alemão.

Manifestações populares é uma forma de reivindicar melhores condições de vida, e certosatos corruptos dos governantes, mostram a insatisfação da população, e é necessária para a construção da vida política de um povo. Precisamos regaçar as mangas e correr atrás, mostrar que estamos atentos e que não aceitamos as roubalheiras que acontecem no nosso país, um país tão rico e tão cheio de misérias. A desigualdade social no nosso país sempre foi um problema que vem se agravando a cada dia,precisamos com essa informação sermos mais conscientes fazendo nossa parte nas eleições.


1. Insatisfações populares no brasil


Na década dos anos 80, chegam ao Brasil às movimentações populares, desde então vem ocorrendo por vários motivos, e costumam serem sempre pelos mesmos motivos que nunca seção, como: cobranças por qualidade de vida, necessidades básicas para as classespopulares e as corrupções nos cargos públicos. Vamos então relembrar um pouco dos movimentos que fizeram historias no país.
Em 1904 na republica velha tivemos a revolta da vacina. O povo do Rio de Janeiro rebela-se contra a lei que, dava direito aos agentes invadir a casa e aplicar à força a vacina, que nem era bem sucedida, pois muitos se infectavam depois de tomá-la. Nessas manifestações houve muitovandalismo: incêndios de bondes, depedração às lojas e ataque as forças da polícia com paus e ferros.
No século 20, teve a greve dos operários, que reivindicavam uma jornada de 8hs de trabalho e cobrança de direitos trabalhistas, essa luta foi continua com seus autos e baixos passando do ano de 1905 ate 1945, onde no decorrer desse tempo os direitos vinham sendo estabelecidos e foi em 1907 no dia1º de maio que surge a primeira greve geral do Brasil a qual ate hoje comemoramos com o feriado do dia do trabalhador. O ataque da policia, causando mortes, revoltavam ainda mais os trabalhadores, que a cada dia que passava uniam - se mais, aumentando assim o movimento e criando mais forças, as coisas se organizaram em 1943 quando o então Presidente Getúlio Vargas Criou a CLT (Consolidação dasLeis do Trabalho).
Em 1968 no Rio de Janeiro foi a vez da passeata dos 100 mil, que protestava contra a ditadura militar, e foi organizada pelo movimento estudantil, contavam com o apoio de intelectuais, artistas e setores da igreja.
Em 1984 foi o tempo das Diretas Já, onde eram realizados grandes comícios e reivindicavam a volta das eleições diretas para presidente que tinha sido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • manifestação populares no brasil Impeachment
  • MANIFESTAÇÕES POPULARES NO BRASIL
  • O catolicismo popular no brasil
  • As recentes manifestações populares no Brasil.
  • Manifesta es populares no brasil
  • MANIFESTAÇÃO POPULAR NO BRASIL
  • FARM CIA POPULAR DO BRASIL
  • Arte popular no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!