Inquisiçãono Brasil

Páginas: 2 (371 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2015

Inquisição no Brasil

A inquisição no Brasil ocorreu por volta da segunda metade do século XVIII perseguindo aqueles que eram considerados ereges.
Entre os séculos 15 e 16, com a ocupação decolônias na Ásia e nas Américas, Portugal e Espanha empenharam-se em retomar as perseguições que marcaram a Idade Média. O objetivo era garantir que as novas terras se tornassem obedientes à féeuropeia. A ação do Tribunal do Santo Ofício no Brasil Colônia segue o que podemos chamar de Inquisição moderna, que começa no fim do século XV na Espanha, em 1478. No Brasil, os representantes do Tribunaldo Santo Ofício eram as autoridades eclesiásticas locais, que tinham autonomia para identificar casos de desobediência à fé, realizar investigações preliminares e prender os suspeitos, remetidos paraLisboa, onde o processo era concluído.
As denúncias pelas práticas heréticas surgiam das mais variadas formas. Qualquer delação sem provas ou dedução precipitada bastava para que as autoridadesretirassem o acusado de seu lar para responder ao processo. Após ser preso pelas autoridades, o acusado passava por uma série de torturas que tinham como principal função obter a confissão do herege. Umadas punições mais comuns utilizadas era cortar a planta dos pés do acusado e, depois de untá-los com manteiga, expor as feridas em um braseiro.
Somente quando alguém não confessava os pecadosdenunciados é que a morte na fogueira era utilizada.A grande maioria das perseguições do Santo Ofício ocorreu na segunda metade do século XVIII. Ao todo, cerca de 500 pessoas foram denunciadas no Brasil,sendo a maioria acusada de disseminar o judaísmo.
O certo mesmo é que a Inquisição teve grande impacto na vida do Brasil Colonia. "A ação inquisitorial se fez sentir em todo o Brasil desde o início dacolonização até o século 18, mesmo em capitanias que nunca receberam visitações, como Minas Gerais e Ceará.
A perseguição aos judeus também ocorreu por aqui, inclusive com 19 brasileiros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brasil, brasil
  • Brasil, brasil
  • Brasil, brasil
  • Brasil
  • Brasil
  • brasil
  • brasil
  • no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!