Inquerito epidemiologico

Páginas: 5 (1072 palavras) Publicado: 20 de março de 2014
Inquérito epidemiológico

Estudo seccional, geralmente do tipo amostral, levado a efeito quando as informações existentes são inadequadas ou insuficientes em virtude de diversos fatores, dentre os quais se podem destacar: notificação imprópria ou deficiente; mudança no comportamento epidemiológico de determinada doença; dificuldade na avaliação de coberturas vacinais ou eficácia de vacinas;necessidade de avaliação da eficácia das medidas de controle de um programa; descoberta de agravos inusitados.

Bioética na pesquisa
Para a realização da pesquisa foi necessária uma aula sobre bioética na pesquisa envolvendo seres humanos, em sala de aula aprendemos a importância de seguir as normas na realização da pesquisa e também os cuidados para que a pesquisa não seja maléfica, apenasbenéfica. As diretrizes tem que ser vistas como um processo em construção no sentido de garantir o respeito e a dignidade dos sujeitos de pesquisa, as pessoas a serem pesquisadas devem ser voluntarias, não pode haver remuneração para que não tenha o risco delas participarem apenas pelo dinheiro.
O CEPS revisa toda a pesquisa feita para ter certeza que não contém erros e para decidir se esse projetoestá aprovado ou se antes deve ocorrer alguma modificação. O comitê de ética recebe as denuncias caso ocorra abuso da parte dos pesquisadores, o pesquisador têm que cumprir com responsabilidades como primeiro apresentar ao comitê sua pesquisa e ao final mostrar o voluntário que foi pesquisado falando que tinha consciência da pesquisa.
Aula de calibração
Nas aulas de calibração foi orientado pelaProf.ª Marillac e Profª Kelb que deveria ser retirado todos os sapatos e excesso de roupa para pesagem não ter alterações, deveria também serem retiradas presilhas de cabelo para não ter alterações na medição da altura, e os mesmos procedimentos deveriam ser realizados duas vezes para que não ocorresse nenhuma duvida quanto aos números obtidos anteriormente. Foi ensinado também como utilizar abalança antropométrica:
A balança utilizada para pesar foi a digital. A Altura é medida por uma régua vertical dentro de um cilindro à frente do aparato. A pessoa deve estar com os dois pés juntos bem no centro da plataforma - isso serve para o peso também - apruma-se a espinha vertebral e ajeita-se a cabeça que as pessoas costumam levantar ou abaixar e deixam-se os braços da pessoa relaxados aolongo do tronco, aí é só colocar a parte superior da régua em cima da cabeça. Foi dada também para os alunos antropométricos uma aula extra para ensina-los melhor este mesmo procedimento. s medidas das circunferências da cintura e quadril, deverá estar em posição ereta, com o abdômen relaxado, braços ao lado do corpo, com os pés unidos e seu peso igualmente sustentado pelas duas pernas. Para acircunferência da cintura, a extremidade da última costela é primeiramente localizada e marcada com a ponta de uma caneta. A crista ilíaca é então palpada na linha média axilar e também marcada. Uma fita métrica é então posicionada horizontalmente na linha média entre a extremidade da última costela e a crista ilíaca e mantida de tal forma que permaneça na posição ao redor do abdômen sobre o nível dacicatriz umbilical, para que se proceda a leitura da circunferência, no milímetro mais próximo. Depois deverá respirar normalmente no momento da medida, para prevenir contração dos músculos pela respiração contida. Os índices de massa corporal e as medidas da circunferência da cintura são importantes para estimar os ricos de uma pessoa desenvolver alguns tipos de doenças. O cálculo para obter esseíndice de massa corporal é o IMC que é aplicada a fórmula da divisão do peso pela altura ao quadrado.
Etapa antes do encontro com as crianças
Antes de ir à escola, foi solicitado pelos professores de epidemiologia descritiva autorização da regional de ensino para trabalhar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inquerito epidemiológico sobre a vida sexualmente ativa de mulheres entre 18 e 49 anos
  • Inquerito
  • Inquerito
  • inquerito
  • Inquerito
  • inquerito
  • inquerito
  • inquerito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!