Inpério bizantino

308 palavras 2 páginas
A capital era Constantinopla ( atual Istambul)que foi transformada na capital do Império Romano do Oriente no ano de 330,depois que Constantino I, o Grande ,fundou - a no lugar da antiga cidade de Bizâncio, dando-lhe seu próprio nome.Foi a capital das províncias romanas orientais, ou seja, daquelas áreas do Império localizadas no sudeste de Europa, sudoeste da Ásia e na parte nordeste da África, que também incluíam os países atuais da península Balcânica, Turquia ocidental, Síria , Jordânia, Israel, Líbano, Chipre, Egito e a região mais oriental da Líbia. Seus imperadores consideraram os limites geográficos do Império Romano como os seus próprios e buscaram em Roma suas tradições , seus símbolos e suas instituições.
O Imperador Justiniano I e sua esposa , Teodora, tentaram restaurar a antiga suntuosidade e os limites geográficos do Império Romano.
O Império sobreviveu às migrações e incursões dos godos e dos Hunos durante os séculos V e VI. No século VII o Imperador Heráclio I acabou com o grande período de guerras com os persas, recuperando a Síria ocupada pelos persas, a Palestina e o Egito.Constantinopla agüentou grandes cercos por parte dos árabes na década de 670 e durante os anos de 717 e 718.
No início do século IX , o Império Bizântino experimentou uma grande recuperação, alcançando sua plenitude sob o duradouro reinado da dinastia macedônica, que começou com seu fundador, o Imperador Basílio I. A vida intelectual reviveu, O renascimento cultural foi acompanhado por um retorno aos modelos clássicos na arte e na literatura.
O maior imperador macedônico foi Basílio II, que reprimiu vigorosamente uma grande rebelião búlgara(1014 ) e ampliou seu controle até os principados independentes da Armênia e Geórgia.
Em 1071, os Seljúcidas invadiram a maior parte da Ásia Menos bizantina. Os bizantinos perderam suas últimas possessões na Itália e foram separados do Ocidente cristão devido...

Relacionados