INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO COMO FONTE DE VANTAGENS COMPETITIVAS

8612 palavras 35 páginas
Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor.
Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.
O empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador. Ele está constantemente buscando novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas. A essência do empresário de sucesso é a busca de novos negócios e oportunidades, além da preocupação com a melhoria do produto.
A palavra empreendedor (entrepreneur) surgiu na França por volta dos séculos XVII e XVIII, com o objetivo de designar aquelas pessoas ousadas que estimulavam o progresso econômico, mediante novas e melhores formas de agir.
Empreendedor é o termo utilizado para identificar o indivíduo que dá início a uma organização. Muitos como Bill Gates e Mark Zuckerberg ficaram famosos por criarem organizações que realizaram inovações em seus setores. Apesar disso, o empreendedor não é somente aquele que inova, com muitos empreendedores criando empresas em setores tradicionais, como o banqueiro Amador Aguiar.
Em 2009, havia aproximadamente 19 milhões de pessoas consideradas empreendedoras no Brasil
O século XXI teve início dentro da chamada Sociedade do Conhecimento, refletindo as mudanças estruturais da economia global das últimas décadas. Nesse novo contexto, o recurso conhecimento impõe-se como de fundamental importância para a otimização dos resultados das organizações, tornando-as mais eficientes para atingir seus objetivos. As organizações, além de aumentar seus investimentos em qualificação profissional, treinamento, gestão, marketing, informática, inovação, desenvolvimento e

Relacionados