InovacaoPadronizacao

619 palavras 3 páginas
Inovação, padronização e adaptação aos clientes
Uma tendência importante nos negócios é o crescente posicionamento das organizações em função de três estratégias básicas que definem os negócios: os inovadores, os que procuram a excelência operacional e os que buscam a intimidade com os clientes.
Conhecer e construir sua organização com base em uma estratégia de negócios compatível com as necessidades dos clientes e a disponibilidade de recursos financeiros e tecnológicos é sempre uma decisão oportuna para o novo empreendedor.
Inovação
Os clientes dos empreendimentos inovadores são aqueles que estão interessados nos produtos mais recentes, no “estado da arte”.
Suas escolhas são induzidas pelo prazer de estar na moda ou pelo anseio de uma tecnologia em especial.
Os clientes veem a organização como inovadora, e esta lança, com regularidade, novos produtos de alta qualidade. Microsoft, Intel,
HP, Nike e Sony se enquadram nesta categoria.
Os negócios inovadores possuem uma cultura altamente comprometida com a criatividade e a renovação e desenvolvem competências para criar produtos e serviços excepcionais. “Fazer o que ninguém faz ainda” é a palavra de ordem.
A regra importante para esse tipo de negócio é a rapidez. O pioneirismo no mercado é o que define o sucesso. O vencedor será o primeiro a oferecer produtos ou serviços com características inovadoras que se traduzam em maior valor para os clientes, ou seja, atendam melhor às expectativas desse público especial. Os produtos têm seu ciclo de vida medido em meses e não em anos e, normalmente, transformam-se em padrão do setor.
Entretanto, são necessários significativos recursos humanos, financeiros e tecnológicos para adotar uma estratégia desse tipo, pois inovar é algo que exige pesquisa e tecnologia de ponta, assim como muito conhecimento das necessidades dos clientes.

Padronização
Os clientes dos negócios voltados para essa estratégia são aqueles que buscam baixo preço e conveniência. Os empreendimentos com essas

Relacionados