Inovaçao

Páginas: 9 (2106 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
INOVAÇÃO

Significa renovação.A palavra é originada do termo innovatio proveniente do “latino”, e se refere a uma ideia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores. Hoje, a palavra inovação é mais usada no contexto de inovação e ideias.
Inovação é o processo que inclui as atividades técnicas, concepção, desenvolvimento, gestão e que resulta na comercializaçãode novos (ou melhorados) produtos, ou na primeira utilização de novos (ou melhorados) processos.
Inovação pode ser também definida como fazer mais com menos recursos, por permitir ganhos de eficiência em processos, quer produtivos quer administrativos ou financeiros, quer na prestação de serviços, potenciar e ser motor de competitividade.
Tipos
Inovação pode ser diferenciada em tipos deinovações.
Inovação do produto : introdução no mercado de novos ou significativamente melhorados, produtos ou serviços. Inclui alterações significativas nas suas especificações técnicas, componentes, materiais, software incorporado, interface com o utilizador ou outras características funcionais;
Inovação do processo: implementação de novos ou significativamente melhorados, processos de produção oulogística de bens ou serviços. Inclui alterações significativas de técnicas, equipamentos ou software;
Inovação organizacional: implementação de novos métodos organizacionais na prática do negócio, organização do trabalho e/ou relações externas;
Inovação de marketing: implementação de novos métodos de marketing, envolvendo melhorias significativas no design do produto ou embalagem, preço,distribuição e promoção.
Além disso, e dependendo da origem, inovação pode ser distinguida entre Inovação aberta e o correspondente inovação fechada. Inovação fechada refere-se ao processo de limitar o conhecimento ao uso interno de uma empresa e não fazer uso ou somente um pequeno uso do conhecimento exterior enquanto a Invenção aberta refere-se ao processo de usar também fontes e informações externasmelhorando a gestão do conhecimento, entre outros.
ClassesA inovação tanto pode ocorrer por meio de uma ação perfeitamente planejada quanto por simples acaso. No entanto, empiricamente verifica-se que poucas inovações brotam do acaso. A maior parte das inovações, em especial as mais bem-sucedidas, resultam de uma busca consciente e intencional de oportunidades para inovar, dentro e fora da empresa.Tipicamente, as inovações podem acontecer pela ocorrência, conjunta ou isolada, de sete principais situações:
em consequência de factos inesperados;
por incongruências;
por necessidade;
por mudanças na indústria ou no mercado;
mudanças demográficas;
mudanças de percepção;
novos conhecimentos;
imposições legais ou regulamentares.

A inovação é fundamental, poisatravés dela as organizações tornam-se capazes de gerar riqueza contínua e, assim manterem-se ou tornarem-se competitivas nos seus mercados. Contudo, na maioria dos casos, as empresas usam os concorrentes como base de referência para as suas próprias iniciativas de inovação. Com isso, as estratégias competitivas tendem a ser muito parecidas dentro de um mesmo mercado e apenas a empresa que se afastado grupo competitivo de empresas, consegue cumprir seu papel de aumento de competitividade e consequente geração de riqueza. Para que se crie um ambiente corporativo propício à geração de inovação, é necessário que os líderes das organizações promovam a inovação, sendo que a melhor forma de o fazer é trabalhar para que os conceitos e estratégias de inovação sejam assimilados por todos oscolaboradores, clientes e fornecedores. Isso, provavelmente, provocará a "contaminação" da cultura organizacional pelo "vírus" da inovação.
A inovação numa empresa ou organização, passível de gerar ou aumentar a competitividade da mesma pode verificar-se a vários níveis, nomeadamente:
>Produtos e serviços: desenvolvimento e comercialização de produtos ou serviços novos;
>Processos:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inovação
  • Inovação
  • Inovacao
  • Inovação
  • Inovação
  • Inovação
  • inovacao
  • Inovação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!