Inovaçao sob a otica da gestao de recursos humanos

Páginas: 5 (1031 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2011
INOVAÇAO SOB A OTICA DA GESTAO DE RECURSOS HUMANOS
Há algum tempo atrás o RH era considerado o conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização, naquela época, o horizonte da área de RH (Recursos Humanos) era limitado a decisões rotineiras e de ordem trabalhista. O objetivo básico que perseguia a função de Recursos Humanos (RH) era alinhar as políticas de RH com a estratégia daorganização, mas a gestão de recursos humanos com toda inovação e desenvolvimento teve por finalidade de selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.
Depois que a inovação passou a ser fator determinante para o crescimento de uma organização, o papel do RH nesse processo começou a ser discutido. O RH deve ter a capacidade de desenvolver a sensibilidadenecessária às práticas criativas e inovadoras nos colaboradores de uma organização. E, além disso, o RH auxilia na manutenção da estrutura que permite que a inovação não seja só criada, mas comunicada, aceita, testada e implementada.
A contratação de novos funcionários, por exemplo, é uma oportunidade para gerar discussão sobre a estratégia de inovação da empresa. Ela aponta ainda o risco de seconfundir inovação com modismos e criar uma cultura de novidades que acabe atrapalhando as dinâmicas de seleção. Quando o assunto é inovação, o RH deverá ampliar espaços que permitam às pessoas germinar as ideias que trarão lucratividade.
Inovação tem origem no termo latino innovatio e é aplicada quando algo que é desenvolvido pouco se parece com os padrões conhecidos. Podemos dizer que a essênciada inovação estratégica é a de questionar as crenças existentes e desafiar a lógica convencional e a partir deste “pensar diferente” podem surgir ideias que revolucionam o mundo, novos produtos e serviços são criados, muitas empresas nascem e outras se reinventam.
O principal desafio para o RH é construir um clima propício para que as pessoas criem vínculos e escolham se engajar, se comprometercom os objetivos da organização. Engajamento implica em ter pessoas mobilizadas em prol da realização de uma causa, para que voluntariamente dediquem seus esforços para criar, pois nenhuma empresa funciona sozinha. Além disso, a empresa precisa comunicar com clareza seus objetivos, afinal, é muito difícil as pessoas se mobilizarem em prol de uma causa se não se tem clareza a respeito dela.
Agestão do processo de inovação precisa garantir que o esforço criativo seja canalizado, a análise dos riscos e oportunidades seja realizada de forma eficaz e, principalmente, que a implementação seja cuidadosamente planejada e monitorada. A implementação adequada de uma inovação representa um desafio tão grande quanto a criação do extraordinário. Estudos e casos de sucesso mostram que há culturas maispropícias à implantação da gestão da inovação, pois promovem a participação, apresentam maior tolerância a erros e consequentemente as pessoas se sentem capazes e motivadas para contribuir. Há um cuidado com todo o processo de inovação, desde a captação da ideia até a implementação, e as lideranças devem ser capazes de influenciar as pessoas para que se motivem a criar.
Não há um passo a passopara a implantação do processo de inovação que se aplique igualmente a todas as empresas pois precisa-se lembrar que a cultura organizacional é tão exclusiva quanto o DNA de cada uma das pessoas que compõem a empresa. Portanto, o sucesso de uma metodologia implementada em uma empresa não garante que ela atinja excelentes resultados em outra cultura.
Para incentivar a criatividade, as empresasprecisam ter buscado ações de reconhecimento financeiro e não financeiro tais como: divulgação interna e externa enaltecendo a contribuição, premiação em cerimônias formais com presença de familiares, participação em eventos ou cursos no Brasil e exterior, aumento no subsídio de benefícios, participação nos resultados do que foi criado, remuneração variável, entre outras alternativas que mais se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A educação ambiental sob a ótica da gestão de recursos hídricos
  • Gestão de recursos humanos na sociedade pluriglobalizada da ótica da gnosis pós-moderna kantiana
  • “Inovação no setor público: analise do choque de gestão sob a otica dos servidores e das práticas teórica...
  • GESTÃO DE CONTRATOS ALIADA À TECNOLOGIA DE DIGITALIZAÇÃO: UMA INOVAÇÃO PARA O MELHOR DESEMPENHO DOS RECURSOS...
  • Duplo grau de jurisdição sob ótica dos direitos humano
  • Gestão de recursos humanos
  • Gestão de recursos humanos
  • Atps gestao de recursos humanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!