Inovações em sustentabilidade.

Páginas: 14 (3323 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2013
Conteúdo Programático FDW
Linguagem JavaScript
A linguagem JavaScript é uma linguagem de script para utilizarmos na WEB. Entre outros recursos ela nos permite validar os dados de nossos formulários, como por exemplo, verificar se o dígito confere com um RG informado pelo usuário, enviar os dados do formulário para um servidor web, etc.
Outro ponto interessante para já destacarmos é que autilização da linguagem JavaScript se dará dentro de um documento HTML entre as tags e , há situações também em que a utilização é feita através de eventos que ocorrem em nossa página, como por exemplo, quando o usuário clicar sobre um botão.
Cabe destacar ainda que a linguagem JavaScript tem algumas semelhanças com a Linguagem de programação Java e C, porém são muito diferentes. Entre assemelhanças citamos que ela é CASE SENSITIVE isto quer dizer que ela diferencia maiúsculas e minúsculas, então desde já fica o alerta cuidado com o uso de letras Maiúsculas e Minúsculas pois Uniban é totalmente diferente de UNIBAN quando analisada pela linguagem.
JavaScript e seu Histórico
O histórico e características abaixo são uma compilação do material encontrado nos sites do w3schools e dowikipedia. Recomendo estes para leitura complementar.
JavaScript é uma linguagem de script que segundo o W3Schools pode ser tomada como uma leve linguagem de programação leve (light). Ela é uma implementação do padrão de linguagem ECMAScript. Podemos dizer que é atualmente a principal linguagem para programação client-side em navegadores web. Foi concebida para ser uma linguagem script com orientação aobjetos baseada em protótipos, tipagem fraca e dinâmica e funções de primeira classe. Possui suporte à programação funcional e apresenta recursos como fechamentos e funções de alta ordem comumente indisponíveis em linguagens populares como Java e C++.
Segundo o Wikipedia, JavaScript foi originalmente desenvolvido por Brendan Eich da Netscape sob o nome original de Mocha, posteriormente teve seunome mudado para LiveScript e por fim, após a associação com a SUN passou a se chamar JavaScript.
Em novembro de 1996 a Netscape anunciou que tinha submetido JavaScript para ECMA (European Computer Manufacturers Association) internacional como candidato a padrão industrial e o trabalho subseqüente resultou na versão padronizada chamada ECMAScript que é o nome oficialmente padronizado junto a ISOdo JavaScript.
Características da Linguagem JavaScript
Reage a eventos
O JavaScript pode executar um conjunto de ações quando um evento acontece, como por exemplo exibir uma mensagem de Boas-Vindas ao usuário assim que ocorra o evento de carregamento da página HTML(como veremos logo abaixo).
Manipulação de Documentos HTML
Com JavaScript podemos ler e alterar os elementos que se encontramdentro de um documento HTML, até mesmo mudar os estilos aplicados com CSS.
Interpretada
A grande maioria das linguagens possuem um código fonte que precisa ser compilado(transformado em linguagem de máquina) para depois ser executado(pelo sistema operacional). No caso da linguagem JavaScript isto não ocorre pois ela é diretamente interpretada pelo próprio navegador.
Fracamente Tipada
Pelo fatode não ser obrigatório declarar o tipo de dado que a variável irá guardar dizemos que ela é fracamente tipada. Exemplo: string nome = "João"; ou nome = "João";
Tipagem dinâmica
Como na maioria das linguagens de script, tipos são associados com valores, não com variáveis. Por exemplo, a variável x poderia ser associada a um número e mais tarde associada a uma string (conjunto de caracteres), ouseja, o tipo de dado da variável será alterado de acordo com o valor que a ela for atribuído, tudo de forma automática (dinâmica). Exemplo:
x = "João";
x = 10;
Avaliação em tempo de execução
JavaScript inclui a função eval que consegue executar em tempo de execução comandos da linguagem que estejam escritos em uma string.
Funções aninhadas
Funções 'internas' ou 'aninhadas' são funções...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • inovações em sustentabilidade
  • Inovações em Sustentabilidade
  • Inovacoes em sustentabilidade
  • Inovações em sustentabilidade
  • Inovações em sustentabilidade
  • Inovaçoes em sustentabilidade
  • Tema 7: Inovações em Sustentabilidade
  • Aula tema7: inovações em sustentabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!